Pular para o conteúdo principal

Pinguins

por Yanka,


O que são? Os pinguins são aves marinhas da família dos esfeniscídeos. Não voam, portanto suas asas servem para nadar. Existem seis gêneros e menos de 20 espécies de pinguins.  Habitam áreas polares – costeiros do sul dos dois hemisférios – e formam colônias. As aves são encontradas também sempre ao sul de países como Austrália e da Nova Zelândia, e ao sul de continentes como a África e a América do Sul.

Suas características gerais são de asas que funcionam como bons remos e caudas curtas. O corpo dos pinguins é coberto por penas curtas e uniformemente distribuídas que proporcionam a eles o isolamento térmico de que necessitam para manter uma temperatura de corpo elevada. Seus membros posteriores terminam em quatro dedos nos quais os três dianteiros são unidos por uma membrana. Seus olhos são adaptados para ver debaixo da água salgada e seus bicos são compridos e robustos, facilitando na hora da alimentação. Pesam geralmente entre 15 e 35 kg e vivem entre 30 a 35 anos.

São acostumados a andar em postura ereta quando estão na terra, pois seus pezinhos se encontram muito para trás em relação ao seu corpo. Os pinguins passam a maior parte do tempo na água e são ótimos nadadores. Podem atingir uma velocidade de 40 km/h. Ágeis e bons caçadores, os pinguins se alimentam basicamente de moluscos, crustáceos, sépias, pequenos peixes e animais marinhos de pequeno porte.

Em geral os pinguins põe dois ovos normalmente em locas e cavidades existentes nos rochedos: por exceção as duas espécies do gênero Aptenodytes põem apenas um ovo que, em vez de ser depositado em ninho, é mantido colado ao corpo da fêmea, que para isso possui uma bolsa na pele abaixo do abdômen. O período de incubação dura de 5 a 6 semanas, e o macho ajuda a cuidar do(s) ovo(s), permitindo que a fêmea vá a busca de seu próprio alimento.

Ao nascerem, os pinguins filhotes não vão a busca de alimentos até que possam se desenvolver. Por isso, ficam agrupados em um local enquanto seus pais fazem isso por eles. Quando os filhotes começam a ter penas em vez de penugem, estão prontos para se aventurar no mar e ir em busca de seu próprio alimento.  

 Referências:



Créditos da imagem:
http://br.images.search.yahoo.com

Comentários