Pular para o conteúdo principal

COMO FOI CRIADO O RELÓGIO DE SOL

por Pablo,

Usado pelo homem para medir o tempo, o relógio de sol, o mais antigo objeto de marcar as horas, acredita-se que foi inventado pelo babilônicos. Os primeiros relógios foram localizados no Egito e eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon, o pai de todos os relógios de sol e podiam mostrar as duas metades do dia.

Este instrumento de marcar as horas, era simples seu funcionamento e se projetava do centro de uma superfície circular com uma haste vertical, projetando uma sombra do sol para indicar a hora. Não é difícil de explicar o seu funcionamento, ele precisa estar perfeitamente orientado segundo os pontos cardeais, pois o sol incide sobre o relógio, e a sombra da haste indica a hora.

Pesquisando, descobri que ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouquinho diferente da hora marcada nos relógios convencionais. “ Isso porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano. Assim, em alguns dias, a hora indicada pelo relógio solar pode estar mais adiantada e, em outros, mais atrasada que a hora marcada pelos nossos relógios”( Revista Ciência  Hoje).

Muitos já devem ter observado que na  UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ) tem um relógio de sol, onde o Geógrafo Eduardo de Souza, que em seu Trabalho de Conclusão de Curso na UFSC o idealizou, utilizando a Roda Bolandeira dos engenhos tradicionais como suporte para a marcação das horas. O Relógio de Sol traz ainda o mapa da Ilha de Santa Catarina na face sul, que marca as horas no verão e o mapa do Arquipélago dos Açores na face norte, que marca as horas no inverno.


O Monumento Açores–Brasil  foi inaugurado no ano de  2004, em comemoração aos 256 anos da chegada dos casais açorianos ao Brasil Meridional e os 20 anos do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, e integrando as comemorações dos 44 anos da UFSC, na época. Trata-se de um relógio de Sol equatorial, que além de fazer a marcação das horas durante o dia, também marca as mudanças das principais estações, além de fazer várias referências à cultura de base açoriana, presente em todo o litoral catarinense.


Se algum leitor, tiver a curiosidade em realizar a confecção de um “Relógio de Sol em Garrafa Pet”, veja o tutorial explicando como é super simples fazer. Confira o passo a passo, vale a pena ver!



FONTES:

CRÉDITOS DA IMAGEM:

Comentários