por Pablo,
Muitos já devem ter observado que na UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ) tem um relógio de sol, onde o Geógrafo Eduardo de Souza, que em seu Trabalho de Conclusão de Curso na UFSC o idealizou, utilizando a Roda Bolandeira dos engenhos tradicionais como suporte para a marcação das horas. O Relógio de Sol traz ainda o mapa da Ilha de Santa Catarina na face sul, que marca as horas no verão e o mapa do Arquipélago dos Açores na face norte, que marca as horas no inverno.
Usado pelo homem para medir o tempo, o relógio de sol, o mais antigo objeto de marcar as horas, acredita-se que foi inventado pelo babilônicos. Os primeiros relógios foram localizados no Egito e eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon, o pai de todos os relógios de sol e podiam mostrar as duas metades do dia.
Este instrumento de marcar as horas, era simples seu funcionamento e se projetava do centro de uma superfície circular com uma haste vertical, projetando uma sombra do sol para indicar a hora. Não é difícil de explicar o seu funcionamento, ele precisa estar perfeitamente orientado segundo os pontos cardeais, pois o sol incide sobre o relógio, e a sombra da haste indica a hora.
Pesquisando, descobri que ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouquinho diferente da hora marcada nos relógios convencionais. “ Isso porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano. Assim, em alguns dias, a hora indicada pelo relógio solar pode estar mais adiantada e, em outros, mais atrasada que a hora marcada pelos nossos relógios”( Revista Ciência Hoje).
Muitos já devem ter observado que na UFSC ( Universidade Federal de Santa Catarina ) tem um relógio de sol, onde o Geógrafo Eduardo de Souza, que em seu Trabalho de Conclusão de Curso na UFSC o idealizou, utilizando a Roda Bolandeira dos engenhos tradicionais como suporte para a marcação das horas. O Relógio de Sol traz ainda o mapa da Ilha de Santa Catarina na face sul, que marca as horas no verão e o mapa do Arquipélago dos Açores na face norte, que marca as horas no inverno.O Monumento Açores–Brasil foi inaugurado no ano de 2004, em comemoração aos 256 anos da chegada dos casais açorianos ao Brasil Meridional e os 20 anos do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, e integrando as comemorações dos 44 anos da UFSC, na época. Trata-se de um relógio de Sol equatorial, que além de fazer a marcação das horas durante o dia, também marca as mudanças das principais estações, além de fazer várias referências à cultura de base açoriana, presente em todo o litoral catarinense.
Se algum leitor, tiver a curiosidade em realizar a confecção de um “Relógio de Sol em Garrafa Pet”, veja o tutorial explicando como é super simples fazer. Confira o passo a passo, vale a pena ver!
FONTES:
CRÉDITOS DA IMAGEM:
Comentários