Pular para o conteúdo principal

O bom velhinho

Por Gabriel Kons.

Papai Noel é uma figura que sempre esta presente nas festas de natal. Mas.....??? Você sabe quem é ele??? Da onde ele se originalizou??? 

Papai Noel é uma lenda inspirada na história de São Nicolau.Ele era um homem bondoso que viveu em uma região onde hoje se encontra a Turquia. Ele ficou conhecido por sua e generosidade, e bondade. Nicolau se preocupava com as pessoas ao seu redor, procurava ajudar todos, principalmente os pobres.

Na época de Natal, Nicolau juntava doações, comidas, brinquedos para distribuir entre os mais necessitados. As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí se criou a tradição de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo, ao entrar na vida religiosa doou seus bens para os necessitados. 

Essa história de São Nicolau, tornou-se conhecida e acabou sendo misturada com uma lenda da Escandinávia, em que um mago bondoso que morava na floresta, na época de Natal presenteava as crianças comportadas. O personagem passou a ser representado por um bondoso velhinho, com uma grande barba branca que distribuía presentes nas noites de Natal.

Com o passar do tempo essa lenda ganhou o mundo e passou a fazer parte principalmente da imaginação infantil. Nos anos de 1930, a figura do Papai Noel, tornou-se popular mundialmente, com as mesmas características de hoje em dia: as famosas roupas vermelhas. Isso ocorreu devido a uma propaganda publicitária pela Coca-Cola para a época do Natal, as roupas vermelhas são as mesmas da marca. A campanha obteve um sucesso tão grande que desde então a figura do papai Noel passou a ser representada com as roupas vermelhas.

É importante não esquecermos o verdadeiro sentido do Natal: é uma festa de amor! É muito legal ganhar presentes, mas não há sentimento melhor do que presentear, espalhar alegria nos corações dos outros, esperança de dias melhores.

Fonte:
Crédito da imagem :
http://www.animesuasmensagens.net/papai-noel/papai-noel-002.gif acesso em 26.nov.2013.

Comentários