Pular para o conteúdo principal

ENERGIA EÓLICA

Por Gabriela,

Por não ser uma energia muito utilizada no Brasil, saiba como tudo funciona, as vantagens, desvantagens, definição, etc.

Definição:

A palavra eólica vem do latim aeolicus, pertencente a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega.

Como funciona ?

Tudo funciona através das grandes turbinas, conhecidas também como aerogeradores, que se encontram na parte traseira da torre, com mais de 100 metros de altura. A partir das enormes hélices, ocorre a  captação das luzes solares e do vento, que faz com que tudo seja transmitido para o interior da máquina, iniciando-se a geração de energia. Ao ser produzida, é enviada para uma linha de transmissão conectada à rede pública, levando a eletricidade para diversos lugares, casas e empresas.

Vantagens :

1- É uma energia totalmente renovável, que não obstrui, de alguma forma, o meio ambiente. Não emitindo gases, fumaça e resíduos poluentes.
2- Por ser construída em forma de enormes torres, não ocupam tanto espaço, como usinas hidrelétricas e usinas nucleares.
3-É capaz de produzir energia para mais de 750 mil pessoas, em uma só região.
4-Permite que os trabalhadores rurais continuem trabalhando no espaço onde fora construído torres. Garantindo uma renda da empresa, pelo que foi produzido e lucrado.
5- Futuramente, pode se tornar uma das energias mais baratas, facilitando a construção em lugares altos e planos.
6- A energia eólica pode ser ainda mais utilizada nos períodos de seca, onde se é necessário o armazenamento de água.
7- Diferente das outras usinas, que demoram cerca de 4 a 6 anos, um camp

Desvantagens:
1- Para a construção de torres, é preciso fazer um mapeamento, uma medição e uma previsão dos ventos, pois caso contrário, não será uma fonte confiável, causando danos e prejuízo.
2- Um dos pontos negativos seria a poluição sonora, no qual os  ruídos das máquinas causam um desconforto para moradores locais  e a poluição  visual, onde as torres podem estragar a paisagem do ambiente, dependendo do ponto de vista de cada um.
3- A construção pode interferir na rota de aves migratórias, que morrem ao entrarem em contato com as enormes hélices.
4- É importante e fundamental a constante verificação e manutenção das máquinas geradoras, pois caso contrário, não estará produzindo energia.
5- A construção das torres, hoje em dia, são de custos altíssimos, dependendo da região, seja ela no campo ou no mar.

Curiosidades:
1- O território brasileiro tem capacidade de gerar até 140 gigawatts.
2- O maior centro de geração de energia brasileiro, seria o complexo eólico Alto Sertão I, situado na Bahia,capaz de gerar cerca de 300 MW seguido pelo  Parque eólico de Osório, localizado no Rio Grande do Sul, capaz de gerar até 150 MW.
3- No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial do Vento.
4- É considerada uma energia cinética (em movimento) e não uma energia potencial (parada).






Comentários