Pular para o conteúdo principal

FILMES +

FILMES

Amistad (1997) - Um navio cheio de escravizados que se revoltam contra seus opressores em alto mar e ancoram em solo estadunidense. 

12 Anos de Escravidão ( 2013) - Solomon Northup é negro e livre nos Estados Unidos. Em 1881, vai trabalhar em outra cidade, foi sequestrado e tornado escravo.

Chove sobre Santiago (1976)Sobre o golpe militar no Chile em 1973.

Diamante de Sangue (2006) - Sobre como é a vida de quem vive escravizado em garimpos de diamante em Serra Leoa.

Histórias Cruzadas ( 2011) -  Anos 1960, Mississipi (EUA), Skeeter deseja tornar-se escritora, começando por entrevistar mulheres negras da cidade. Tais mulheres deixaram suas famílias para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria escritora faz parte.

Hotel Ruanda (2004, Drama histórico) - O filme retrata o “Genocídio de 1994”, quando os Tutsis e Hutus entraram em um dos conflitos regionais mais conhecidos da África. Para se ter uma ideia, a estimativa do número de mortes chega a aproximadamente 1 milhão.

Narradores de Javé (2003) - Filme brasileiro em produção conjunta com a França narra a história do vilarejo de Javé, que corre o risco de desaparecer diante da construção de uma hidrelétrica. Os moradores decidem escrever sua história na tentativa de transformar o local em patrimônio a ser preservado.

O Jardineiro Fiel (2005, Mistério/Drama) - Baseado no romance de John le Carré, o filme aborda temas como a neocolonização britânica na África. Na história, uma ativista e defensora dos Direitos Humanos conhece um um diplomata inglês durante uma conferência da ONU e inicia um relacionamento.

O Menino que descobriu o vento (2019) -  No Malawi, William Kamkwamba , ainda um garoto, descobre um método de gerar energia eólica, num contexto de necessidade de irrigação para combater a fome na região.

Parasita (2019) - Suspense que se passa na Coreia do Sul, país que em todo o mundo não é conhecido por sua desigualdade social.

Sarafina (1992) - Em pleno Apartheid, numa escola de Soweto, em que o exército faz a patrulha com armas em punho e as crianças gritam "Libertem Mandela", uma professora ensina história de uma forma censurável, fugindo ao currículo aprovado pelo regime.

Tempos Modernos (1936) - Filme de Charles Chaplin que aborda a Revolução Industrial.

Vista a minha pele   - Uma paródia da realidade brasileira sobre a discriminação racial.

DOCUMENTÁRIOS:

Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global visto do lado de cá (2006)  - Documentário essencial para entender o desenvolvimento da moderna empresa agrícola e como a Revolução Verde do pós-guerra acabou com a herança da  agricultura tradicional. 

Ilha das Flores (1989): 

O menino do pijama listrado (2008):

O veneno está sobre nossa mesa (2011) - o uso abusivo de agrotóxicos nos alimentos no Brasil.

 

SÉRIES

A Guerra do Vietnã (2019):

Uma série que documenta de forma muito precisa o passo a passo dos desafios enfrentados pelos Estados Unidos ao longo do conflito. Corrupção, barbárie, muito dinheiro jogado fora e política como o verdadeiro plano de fundo.

Black Earth Rising (2018):

Série baseada em fatos reais disponível na Netflix sobre o genocídio ocorrido na década de 1990 em Ruanda. Além da realidade cruel, a série enfatiza a enorme influência que os colonizadores europeus ainda exercem em todas as esferas do poder em antigas colônias africanas.

 

TV 

Canal Curta :

Canal Fimls&Arts :

TV Cultura :

TV5Monde :

 





 


Comentários