Pular para o conteúdo principal

Você sabia que usar o computador demais pode ser um risco para nossa saúde?

por Kamille,

Pois é, foi isso que aconteceu com Chris Simmons aos seus 42 anos de idade, sofreu de trombose e embolia pulmonar por ter o costume de usar o computador durante 12 horas, ele foi vítima do que os especialistas chamam de e-thrombosis. A justificativa deste termo, é que houve um caso de um homem na Nova Zelândia de 32 anos, que também ficava 12 horas no computador e sofreu de embolia pulmonar. Mas Simmons continua vivo, e depois de ter superado isto, vem fazendo campanhas para o bem-estar das pessoas que usam o computador, que trabalham muito tempo sentadas, etc:

"Eu não havia apresentado quaisquer sintomas que pudessem ter me alertado e não tinha ideia de que algo estava errado", disse Simmons.

"As pessoas realmente não estão cientes dos riscos de se desenvolver uma trombose. Eu peço que qualquer um que trabalhe em áreas que exigem que se fique sentado por muito tempo, façam alguns exercícios simples de alongamento capazes de minimizar tais riscos", afirmou Simmons.

Mas o que é trombose e embolia pulmonar?

Tem pessoas que sofrem distúrbios de hemostasia e acabam formando coágulos, ou ditos trombos, num lugar onde não houve sangramento, permanecendo então numa veia. Assim que acontece a trombose. E já que o trombo tem uma estrutura sólida e amolecida, desprende-se da veia e vai através da circulação até o pulmão, e dependendo de seu tamanho, pode entupir uma artéria, o que pode resultar em morte súbita. Esse entupimento é chamado de embolia pulmonar.

E além de se preocupar com essas duas doenças, o que mais pode acontecer?

Olho tensão: É quando ficamos muitas horas na frente do computador concentrados, o que nos faz piscar menos, então nossos olhos ficam secos ou lacrimejantes. Pode causar coceira ou queimaduras, turva ou visão dupla e dor de cabeça.

Pescoço e dor no ombro: Usar o PC demais deixa os ombros rígidos, e esticar o pescoço para observar melhor a tela do computador, causa dor no pescoço. Isso é resultado de sentar errado na cadeira, com uma má postura, e também a falta de organização na mesa/escrivaninha.

Síndrome do túnel cárpico: O túnel cárpico é uma proteção de um nervo principal e nove tendões, localizada no lado da palma do pulso. Ele causa dor, dormência e formigamento no braço que é o resultado de digitar e usar o mouse por várias horas.

Entre outras diversas preocupações que devemos ter.

Bom, há vários jeitos de se prevenir, mas os mais importantes são fazer atividades físicas, e regular o uso do computador. Se isso prejudica nossa saúde, porque não tomar cuidado, não é? Controle-se, o computador não vai fugir! :)

Fontes:

http://www.lifemojo.com/lifestyle/longas-horas-no-computador-riscos-para-a-sa%C3%BAde-e-preven%C3%A7%C3%A3o-26899842/pt

http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/310/trombose

Créditos da imagem:
http://www.blogbrasil.com.br/risco-do-excesso-de-uso-do-computador/


Comentários