Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é o escotismo?

Por Gabriel Menezes

O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros.” (Robert Baden-Powell, Escotismo para Rapazes, 1908).

Começo com esta frase, pois é dele, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o fundador do movimento de escotismo. Eu, Gabriel Menezes, sou escoteiro do Grupo Escoteiro Desterro (GED, que reside na UFSC). Achei importante fazer essa postagem sobre o escotismo, pois é um assunto que muitas pessoas sabem da existência, mas não sobre seu funcionamento.

O Escotismo ou escutismo, fundado por Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, sem fins lucrativos. Seu ideal é de prover o desenvolvimento do jovem através de um “sistema” de valores que tem como prioridade a honra, com base na Promessa e na Lei Escoteira, por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, ser leal, responsável, ter respeito e ser disciplinado.

O escotismo é regido por uma promessa, que se baseia em leis. A promessa é um juramento, feito por cada membro, com fim de uni-lo ao escotismo e nunca mais deixar ele, como se fosse um pacto.

Promessa: “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:

Cumprir meus deveres com Deus e minha Pátria;

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;

Obedecer a Lei Escoteira.”

Leis do Escotismo:

1ª. O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais do que sua própria vida.

2ª. O Escoteiro é leal.

3ª. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

4ª. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.

5ª. O Escoteiro é cortês.

6ª. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

7ª. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

8ª. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

9ª. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

10ª. O Escoteiro é limpo de compro e alma.

Em Florianópolis há pelo menos sete grupos de grande porte, como por exemplo: G.E. Desterro, G.E. Anchieta, G.E.M. Ilhas Guará, G.E. Continente, G.E.A. Hercílio Luz, G.E.A. Bins Neto, G.E. Universo, dentre outros. Estes grupos estão espalhados da Ilha e o Continente.

Para quem se interessar e quiser saber mais sobre o movimento, onde encontrar grupos perto de suas casas, entre no site da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) http://www.escoteiros.org.br/ .

Comentários

Maria Eduarda disse…
amo escotismo, escotismo é minha vida, parabéns para todos que se entregam de corpo e alma para fazer o bem, uhuuu