Pular para o conteúdo principal

Estress


por Andressa,

O estresse se caracteriza por ser um fenômeno que ocorre em seu corpo, uma soma de respostas físicas e mentais causadas por estímulos ou sentimentos que desencadeiam nesse fenômeno. Depressão e ansiedade são os principais causadores. O estresse em seus níveis normais, é uma certa angústia, ou uma reação que as pessoas tem em relação a algo que as incomoda e que as faz ter atitudes que normalmente não teriam, ou a ter sentimentos que normalmente não teriam.

Acontece que o estresse em níveis “exagerados” pode levar a doenças mais sérias, como por exemplo doenças cardiovasculares. E foi isso que levou cientistas a desenvolverem um método novo, para estimar os níveis de cortisol (hormônio do estresse).
Pesquisadores da University of Western Ontario, no Canadá, descobriram um jeito simples porem muito eficaz de medir os níveis deste hormônio. Eles pegam amostras de fios de cabelo dos pacientes, e através disso conseguem saber como estavam os níveis de cortisol do paciente nos últimos meses, isso porque o cabelo cresce 1cm por mês, então se a amostra tiver 4cm, ela estará informando como estavam os níveis de cortisol nos respectivos meses.

Um avanço enorme para a medicina, pois os pesquisadores perceberam que através de seus estudos, onde colherem fios de cabelos de 56 adultos, os adultos que apresentavam problemas cardiovasculares, tinham um aumento significativo de cortisol em seu organismo.


Créditos da imagem:

Comentários