Pular para o conteúdo principal

SEPEX 2010 e Mostra “Mudanças e Permanências - Histórias deste e d’outros tempos”.

Por Nahari Castro.

As oitavas séries do Colégio de Aplicação após toda a trajetória do ano de 2010, junto com o “Projeto Pés na Estrada do Conhecimento” e “Iniciação Científica”, expôs na SEPEX (Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC) os materiais desenvolvidos nas duas etapas do programa.

A primeira foi a construção de um projeto antes da saída de campo para os Assentamentos União da Vitória e Vitória da Conquista em Fraiburgo – SC. Lá passamos três dias e ficamos alojados na “Escola 25 de maio”. Com base na experiência vivida, produzimos um ensaio onde contamos o que pesquisamos. O meu grupo pesquisou e escreveu sobre a “Perspectiva de vida acadêmica do jovem no assentamento”. Para preparar o ensaio realizamos entrevistas com os alunos do ensino médio e curso técnico em agroecologia. Passados os três dias, pudemos perceber como é importante o Movimento (Movimento dos Sem Terra – MST) para cada pessoa de lá. Como os avôs dos alunos da escola tiveram que lutar para conseguir o que os netos têm no presente.

Na segunda etapa da Iniciação Científica também preparamos um projeto antes da saída de campo para as cidades de Minas Gerais. Para estudar a Sociedade Colonial, gravar entrevistas, bater fotos e realizar nossas pesquisas para depois montarmos um áudio visual. A temática do meu grupo foi sobre alguns dos principais personagens mineiros no século XVII e XVIII. Investigando esse tema conseguimos descobrir algumas coisas que não se acha na internet, só vivenciando o grupo pode perceber o peso histórico que cada personagem carrega.

Do meu ponto de vista, a SEPEX foi fundamental para fechar o ano expondo todos os nossos projetos tendo como compartilhar com muitas pessoas as nossas experiências vividas e também expondo a nossa visão sobre tudo.

Mas se você não conseguiu comparecer aproveite a chance e venha conhecer mais sobre o projeto na Mostra “Mudanças e Permanências - Histórias deste e d’outros tempos”, no dia 29 de novembro de 2010, a partir das 16hs no Auditório do Colégio de Aplicação – CA/UFSC.

Créditos das imagens: Prof. Nara Caetano – Língua Portuguesa.

Comentários

Anônimo disse…
O texto está muito bom! Parabéns
Gosto muito dos textos que essa menina escreve.