Pular para o conteúdo principal

Che Guevara

por Beatriz,

Na aula de geografia o professor José Carlos nos passou um filme, “Diários de Motocicleta”, filme baseado em na história de Che Guevara, a partir daí pensei em escrever para o blog sobre ele. Quem ele foi? Qual foi a sua história?

Ernesto Rafael Guevara de La Serna mais conhecido como o Che Guevara, ele era um famoso revolucionário socialista, que nasceu na Argentina em 14 de junho de 1928 e faleceu em 9 de outubro de 1967 na Bolívia. Sua família era de classe média. Che Guevara sofria de asma desde sua infância. Desde adolescente seus pais o incentivavam a ler, depois de um bom tempo Che começou a se interessar mais pelos livros socialistas.

Com 14 anos começou a trabalhar, e mesmo assim com todas as dificuldades continuou estudando. No ano de 1946 sua família se mudou para Buenos Aires e Che Guevara começou a cursar ali mesmo a faculdade de medicina, e também começou a fazer trabalhos voluntários em uma instituição.

Che Guevara participou de vários protestos contra o governo populista argentino de Domingo Perón. No ano de 1951, Che Guevara e seu amigo Alberto Granado partiram a uma viagem de motocicleta pela América Latina para conhecer a situação política, social e econômica. Visitou muitas regiões carentes, e se comoveu muito com a pobreza encontrada.


Quando voltou começou a se dedicar mais a política, logo em seguida partiu de novo para uma viajem à, Bolívia, Peru, Panamá, Colômbia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. Na sua volta conheceu Hilda Gadea, casou-se e teve sua filha, Hildita.

Foi morto a tiros nos fundões da Bolívia no dia 9 de outubro de 1967, Che Guevara tombou como um mártir da causa da revolução latino-americana. Foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história, considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XX.

Algumas Frases de Che Guevara:

"O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor."
"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."
"A reforma agrária radical é a única forma de dar a terra ao camponês."
"A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário."
"A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar o futuro."


Fontes:
http://www.suapesquisa.com/biografias/che_guevara.htm
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2007/10/08/000.htm

Créditos das imagens:
http://carnageandculture.blogspot.com/2008/12/ted-turners-lies-about-cuba.html
http://chineloatomico.blogspot.com/2010/07/saiba-o-que-fizeram-com-as-maos-de-che.html





Comentários