Pular para o conteúdo principal

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Criado por Eduardo de Azevedo Grillo.

Resolvi escrever esse texto sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou TOC, pois grande parte das pessoas sofre do mesmo.

O portador de TOC tem obsessões: imagens, pensamentos, etc. que causam grande aflito e ansiedade, além delas a pessoa também tem compulsões, que são comportamentos voluntários e repetitivos, tipo rituais, que são realizados para diminuir o desconforto das obsessões.

As obsessões mais comuns são: a preocupação com limpeza, que faz com que a pessoa fique limpando várias e várias vezes a mesma coisa. Outra obsessão comum é a “dúvida”, por exemplo, quando a pessoa verifica muitas vezes alguma coisa: tranca a porta da casa, chega no carro e então fica em dúvida se fechou ou não a porta, daí você volta diversas vezes.

Existem obsessões que ao olhar de outra pessoa podem parecer completamente ridículas ou “insanas”. No entanto, para o sujeito que a realiza, de certa forma, essa ação “alivia” o aflito causado por este pensamento “insano”, obsessivo. Ele acaba repetindo uma mesma ação sempre que um pensamento desses invade sua mente, tornando-o dependente de suas compulsões. Isso pode atrapalhar o desempenho no trabalho, na vida social como um todo. As compulsões nem sempre tem haver com o que vai “prevenir”, como por exemplo, desligar e ligar a luz quatro, cinco vezes antes de dormir, caso contrário algo de ruim poderá acontecer.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, o TOC está entre as dez maiores causas de incapacitação. Geralmente inicia-se na infância, e se não tratado, se mantém para o resto da vida. Em aproximadamente 10% dos casos, tendem a um agravamento progressivo, podendo incapacitar os portadores e “destruir” suas vidas sociais, causando um grande sofrimento para o portador e para as pessoas a sua volta. É muito comum que na mesma família tenha vários portadores do transtorno, se tem alguém na família com TOC, a chance que outro membro familiar tenha aumenta em cinco vezes.

Os tratamentos incluem medicamentos, também utilizados em pessoas com depressão, e técnicas psicoterápicas chamadas cognitivas e comportamentais. Os medicamentos além de serem a primeira escolha da maioria dos portadores, muitas vezes trás efeitos colaterais indesejáveis, também é difícil que eles eliminem por completo os sintomas.

Espero com este texto ter ajudado vocês a entenderem um dos mais comuns transtornos que estão presentes no cotidiano de muitas pessoas.

Fonte:

http://www.ufrgs.br/toc acesso em 24.nov.2010.

Créditos da imagem:

http://blig.ig.com.br/paposex/tag/toc/ acesso em 26.nov.2010.

Comentários