Pular para o conteúdo principal

Sonhos

por Luise,

Olá leitor(a)!

Você já sonhou? Se sim, saiba que eles significam que “acabaram seus problemas!” Eu posso dizer isso por que li uma notícia da revista Istoé que reuniu, digamos assim, tudo o que já se descobriu sobre os sonhos. E há uma novidade com relação a eles: sonhar é indispensável para nós. Os sonhos nos ajudam a melhorar a memória, facilitam o aprendizado, ajudam na resolução de nossos problemas emotivos e nos treinam para possíveis problemas do cotidiano.

Eu não vou falar nesta postagem sobre o processo do sonho, pois você leitor(a), pode ver isso nos links abaixo, mas vou alertar que algumas coisas podem atrapalhar os sonhos: stress, remédios para dormir, álcool e/ou drogas e despertadores muito barulhentos.

O sonho é fundamental para que essa rede de associações seja tecida. Ele permite a migração daquilo que aprendemos durante o dia e que está no hipocampo – região do cérebro responsável pela aquisição de novos conhecimentos – para o córtex cerebral, onde é armazenado. “É como se fosse o movimento das marés”, compara Ribeiro. A maré cheia corresponde à fase em que as memórias atingem o córtex e, ao “esvaziar”, deixa o hipocampo livre para novos aprendizados.


Ao construir essa teia, símbolos diferentes se mesclam de acordo com sua significação ou com as emoções a eles associadas. “É por isso que, no sonho, a pessoa Rosa pode aparecer significada como o escritor: todos estão dentro da mesma rede de associações”, esclarece o cientista brasileiro.







Se quiser saber mais, acesse:


http://www.istoe.com.br/reportagens/99517_POR+QUE+OS+SONHOS+NOS+AJUDAM+A+VIVER+MELHOR

http://www.istoe.com.br/reportagens/99596_POR+QUE+OS+SONHOS+NOS+AJUDAM+A+VIVER+MELHOR+PARTE+2

É isso, espero que este texto tenha lhe ajudado(a), e BONS SONHOS!

Até mais,

Créditos das imagens:

http://avida.loveblog.com.br/r1930/Sonhos/

Comentários