Pular para o conteúdo principal

Tensão Superficial

Criado por: Daniel Reis Salgado Teixeira

Olá leitores, neste texto irei explicar para vocês o que é a “tensão superficial”, tema no qual conhecemos após as aulas de conhecimento de Química e Física elaborado pela professora Gisele de Ciências.

Pelo que vimos, a tensão superficial é a força que existe na superfície de líquidos em repouso, por exemplo, a água. Esta tensão é devida às fortes ligações intermoleculares, as quais dependem das diferenças elétricas entre as moléculas, e pode ser definida como a força por unidade de comprimento que duas camadas superficiais exercem uma sobre a outra.

A tensão superficial pode ser notada também na forma quase esférica de gotas de água que pingam de uma torneira ou mesmo de água espirrada em uma superfície. Podemos perceber ainda mais intensamente no caso de gotas de mercúrio colocadas sobre uma superfície, pois neste caso percebe-se que a tendência é a formação de pequenas esferas.

Para acabar com essa tensão superficial, podemos utilizar um detergente, como vimos nas aulas de Física e Química. Você leitor pode comprovar este fato em sua própria casa: coloque algumas gotas de água sobre uma superfície seca. O leitor vai perceber então a formação de pequenas esferas de água. Seque a superfície e espalhe algumas gotas de detergente de modo a existir uma pequena camada de detergente sobre a superfície. Ao espirrar gotas de água agora, você irá perceber então que não serão mais formadas gotas redondas de água, e esta apenas irá se espalhar sobre a superfície.

A tensão superficial é também responsável pela flutuação de pequenos insetos durante a sua locomoção sobre a superfície de lagos.

Ex: “Lagarto Basiliscus”. Este lagarto possui habilidades de dar inveja a muitos outros animais ou insetos, esse lagarto basilisco às vezes anda como bípede. Então ele consegue “andar” sobre a água, e por isso muitos os chama de “Lagarto Jesus”.

Outra experiência que pode ser realizada é a de colocação de pequenos pedaços de papel sobre uma superfície da água. Então percebemos que os pedaços bóiam. No mesmo instante que você pinga uma gota de detergente dentro da água, você irá perceber que todos os pedaços de papel irão afundar. Isto acontece por que o detergente quebra a tensão superficial da água e do óleo.

Curiosidades:

Por isto que muitas donas de casa utilizam detergente na limpeza de louças e panelas, pois somente a água não limpa a sujeira das coisas, precisando então utilizar o detergente para que o óleo, por exemplo, seja eliminado facilmente das louças e panelas, e a água tenha mais facilidade para penetração em locais dificilmente atingíveis, como cantos e pequenos orifícios.

Um exemplo de pequeno orifício pode ser a da roupa, que se lavarmos a roupa somente com água não limpa por completo, então utilizamos o sabão em pó, facilitando então a penetração da água com o sabão dentro dos pequenos orifícios da roupa.

Espero então que após a leitura deste texto eu tenha ajudado vocês leitores sobre o tema “tensão superficial” e tomara que eu tenha sido claro e objetivo sobre a explicação deste tema.

Fontes:

http://www.algosobre.com.br/fisica/tensao-superficial.html acesso em 16/10/2010. http://lineu.cb.ufrn.br/~dbf/site%20em%20pdf/tensao_superficial.pdf acesso em 16/10/2010.

http://biosferams.org/2010/04/tensao-superficial-da-agua/ acesso em 16/10/2010.

Aulas de Ciências, Física e Química.

Comentários