Pular para o conteúdo principal

Culinária Mineira

Criado por Bruno Pereira

Nesse texto vou falar sobre o assunto que estou pesquisando em Iniciação Científica. Trata-se da culinária de Minas Gerais, seus pratos especiais, os mais comuns e como são as refeições dos Mineiros.

A preparação desses pratos na sua maioria são feitos em ambientes modestos e sem a necessidade de muitos recursos, onde o toque especial fica por conta do espírito criativo, seja nas misturas dos ingredientes, seja nos seus temperos, dando lugar assim a uma cozinha típica, muito rica e bem variada. O prato "feijão tropeiro", por exemplo, era feito pelos homens encarregados do transporte do ouro desde as minas até a capital do país e era justamente nas paradas feitas durante a viagem que eles preparavam este prato de uma maneira bem simples. Para preparar o feijão-tropeiro é preciso de alguns ingredientes como:

  • 500 g de feijão verde ou fradinho ou de corda (cozido só na água e escorrido)
  • 200 g de lingüiça calabresa defumada em cubos
  • 150 g de bacon fatiado picado
  • 01 cebola média picada
  • 04 dentes de alho amassados
  • 02 xícaras de cuscuz de milho já cozido no vapor (use o flocão de milho para cuscuz e siga as instruções da embalagem para preparar)
  • 02 colheres (sopa) de manteiga
  • cheiro verde a gosto (eu uso cebolinha e coentro porque adoro coentro, mas você pode usar salsinha, é claro)
  • sal a gosto
  • 02 xícaras (chá) de torresmo

Depois misture o cuscuz em seguida à manteiga junte o cheiro verde e na hora de servir adicione o torresmo.

Outro prato muito conhecido, talvez o mais popular de Minas Gerais, é o Pão de Queijo que encanta muitos brasileiros, por isso, se tornou um símbolo do jeito interiorano de Minas Gerais.

Os banquetes de Minas Gerais são extraordinários: frango ao molho pardo, carne de porco, feijoada, arroz combinado com tutu, quiabo, couve e laranja fatiada. A culinária mineira é o resultado de toda essa mistura de regiões brasileiras, sem nos esquecermos da influência dos estrangeiros que já estavam no país durante a época do ouro quando Minas Gerais foi o centro econômico da colônia, e que, portanto, por ser o centro mantinha contato com quase todas as partes do Brasil através das suas relações comerciais. As receitas vindas de diversas partes do Brasil sofreram mudanças e adaptações. A mistura de ingredientes ou a substituição de um pelo outro foram montando e construindo a culinária do estado.

O mineiro está sempre pronto para tomar um cafezinho, por isso segundo o costume mineiro é necessário fazer cinco refeições por dia (descobrimos através da entrevista durante nossa pesquisa em Minas Gerais). Almoço, jantar e três cafés, que são: da manhã, da tarde e da noite. É claro que o cafezinho preto não é saboreado sozinho ele é acompanhado de pães, broas, bolos, biscoitinhos, docinhos e etc.

O café-da-manhã (no geral) é simples: café, pão com manteiga ou a broa de fubá. No almoço um arroz com feijão, carne, legumes e verduras. A sobremesa não pode faltar doce em compota, goiabada com queijo ou doce de leite. Depois vem o café da tarde, na verdade ele é parecido com o da manhã, mas é mais reforçado com bolo, rosca, biscoito e o queijo de minas fresco. O jantar geralmente repete o almoço e para fazer a digestão um licor ou uma cachaça boa vai bem. Antes de dormir mais um gole de café e algumas quitandas.

Alguns outros Exemplos das Comidas Mineiras

- Caldo de Feijão

- Caldo Verde

- Caldo de Mandioca

- Tapioca e Macaxeira

- Tutu de feijão,

- Feijão-de-tropeiro,

- Frango ao molho pardo,

- Frango com quiabo;

- Pão de queijo;

- Doce de leite c/ queijo Minas;

- Arroz doce;

Essas são apenas algumas!

Escrevi este texto mostrando ao leitor a importância da culinária mineira para o povo brasileiro e com intuito de mostrar como essas comidas são saborosas . Convido e recomendo a todos provar as comidas que citei, pelo menos uma, e acredito que vão adorar.

Logo abaixo mais uma receita para mostrar como se prepara um Cuscuz Rápido:

Bom Apetite!!

Fontes:

http://www.bussolanet.com.br/culinaria/ consultado em 03/11/2010

http://www.revelacaoonline.uniube.br/cultura03/apresentculinaria.html consultado em 03/11/2010

http://www.deliciasdacozinhamineira.com.br/ consultado em 03/11/2010

http://cozinhabrasileira.blogspot.com/2007/12/feijo-tropeiro.htm consultado em 03/11/2010.

Créditos da imagem:

http://www.celsojunior.net/blog/2007/06/01/culinaria-comida-mineira-guia-de-receitas-completas/ consultado em 04/11/2010

Comentários