Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES: O PASSADO QUE DEIXOU MARCAS PARA O SEU FUTURO

por Kiane,
Através deste texto irei mostrar-lhes sobre os patrimônios históricos e culturais, além de trazer um pouco sobre a história da cidade de Tiradentes/MG, mostrando a vocês leitores desde a época da colonização até os dias atuais, onde mencionarei as principais igrejas do local e um pouco da história do estilo barroco na cidade de Tiradentes.

Tiradentes surgiu devido ao descobrimento do ouro na encostas da Serra de São José, no século XVIII. A maior parte dos patrimônios arquitetônicos de Tiradentes permanece quase sem alterações, os edifícios históricos coloniais, tanto os civis quanto os religiosos, apresentam aos turistas a história da época do ciclo do ouro, mostrando-lhes através da arquitetura, história, imagens e objetos.

                                                         Chafariz São José -Tiradentes

Nos primeiros anos da colonização, houve uma manifestação religiosa, onde os habitantes locais providenciaram a construção de uma capela, porém simples feita de pau-a-pique, foi ai que os artistas locais e de toda a colônia, além de Portugal, direcionavam-se para a capitania de minas gerais com o objetivo de decorar e ornamentar tais capelas e igrejas, evoluindo cada vez mais elas.

O estilo barroco que se encontra em Minas Gerais é devido ao isolamento do território mineiro, imposto pela Coroa Portuguesa, por haver uma grande demanda de ouro, que por sua vez, achavam que tinham o direito exclusivo de usufruí-lo por ter sido eles quem o acharam, foi nesta época em que o estilo arquitetônico e decorativo importados da Europa desenvolveu-se em Minas aonde chegavam através de projetos, desenhos prontos, imagens e azulejos de revestimento que vinham nos navios portugueses, seguindo sempre as tendências da metrópole, propiciando o surgimento do Barroco Mineiro, com características próprias, que exigiram muita criatividade, pois tinham que desenvolver expressões únicas, trazendo um estilo próprio.

Havia grandes irmandades naquela época, onde as classes sociais eram definidas por critérios raciais, tendo rivalidades entre as demais, onde determinou a construção de igrejas, capelas ou matrizes cadê vez mais luxuosas, com a intenção de atrair a atenção e os olhares da sociedade.

Por esses acontecimentos, que citamos acima, surgiram diversas igrejas, sendo elas, Igreja Passos da Paixão de Cristo (erguida em 1729), Capela do Bom Jesus da Pobreza (inaugurada em 1750), Igreja Nossa Senhora dos Rosários (erguida provavelmente em 1708), Capela São João Evangelista (construída em 1760), Matriz de Santo Antônio (modificaram-na de 1785 a 1810), Santuário da Santíssima Trindade (construída em 1776 e foi modificada em 1810), Capela São Francisco de Paula, Capela Nossa Senhora das Mercês (1793 a 1824) e a Capela Santo Antônio da Canjica (reconstruída no século XVIII). Porém, a mais bela e rica igreja barroca da região do Ciclo do ouro, é a Matriz de Santo Antônio, ela é considerada a mais bela por conter traços atraentes chamando não somente a atenção dos turistas como também dos próprios habitantes, além de constituir um relógio de sol, em sua fachada, que é considerado o símbolo da cidade de Tiradentes.

Matriz Santo Antônio  - Tiradente (MG)

Devo apontar que as características coloniais urbanísticas e arquitetônicas são preservadas devido ao registro feito pelo IPHAN, que se deu inicialmente em 1938, onde impuseram leis para que tais monumentos fossem preservados.

Concluo que a cidade de Tiradentes é um local muito rico historicamente, possuindo muitos patrimônios históricos e culturais, que são provas materiais de sua história, e recomendo a todos que procurem saber mais sobre tal cidade.



FONTE:

http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2008/11/23/o-patrimonio-arquitetonico-de-tiradentes.html

http://www.tiradentes.net/igrejas.htm

Créditos da imagens:
José Carlos da Silveira - acervo pessoal do autor

Comentários