Pular para o conteúdo principal

O ESTILO BARROCO: HISTÓRIA, ARTISTAS FAMOSOS E SEU SURGIMENTO!

por Kiane,

Olá pessoal, hoje eu vim aqui falar um pouco sobre o estilo barroco, que se encontra muito em Minas Gerais, nas famosas igrejas da região. Vou mostrar-lhes através deste texto os famosos artistas do barroquismo, além de falar sobre o surgimento deste estilo, que nos propiciou a uma história muito rica aqui no Brasil.

O estilo barroco floresceu na Europa na época em que o renascimento estava no seu auge, no entanto, o barroquismo procurou expressar duas mentalidades, sendo eles, o renascimento e o medieval, usando a arte como uma forma de expressão. Seu aparecimento não fez surgir somente nas artes plásticas como também na música, na literatura e no teatro. A literatura era muito fluente, porém as artes plásticas são muito mais reconhecidas e prestigiadas pela sociedade.

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. Eles tinham diversos temas, sendo os principais, mitológicos, bíblicos e históricos. Procurando sempre dar mais ênfase a sua obra, apresentando nas faces humanas emoções, principalmente o sofrimento. O principal renascentista italiano Jacopo Comin, mais conhecido como Tintoretto, é considerado um dos percursores do barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam formas adiantadas, isto foi uma importante característica barroca, sua ultima obra, chamada “Paraíso”, feita em 1579, é considerada a maior pintura sobre uma tela, uma obra prima.

Outros artistas do barroco Europeu, que foram muito fluentes na época são: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

No Brasil este novo método surgiu somente em meados do século XVIII ao inicio do século XIX, seu primeiro aparecimento foi em um poema épico chamado prosopopéia de Bento Teixeira Pinto, que apresenta a biografia de Jorge Albuquerque Coelho.

Já Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, procurou mostrar em suas obras o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Foi nesta época em que a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões, foram esculpidas. Já com a sua doença, Antônio começa a dar mais expressão as suas obras de arte. Neste período as obras “Os Passos da Paixão” e “Os Doze Profetas”, que apresentam se na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo, foram esculpidos. Suas obras eram feitas em madeiras e pedra-sabão, foram 66 imagens religiosas, o Aleijadinho é considerado um dos mais importante e representativo artista do barroco.

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.

Conclui que o estilo barroco foi muito importante para a nossa história, cultura e para nós mesmos, pois se não fosse pela arte, tanto plástica, literária, teatral quanto musical, nós não teríamos o conhecimento da história do Brasil e de outros países do mundo todo. Espero ter passado a vocês leitores um pouco do conhecimento barroco e até mesmo da nossa história.

• Fonte:

http://www.alunosonline.com.br/literatura/barroco-brasileiro/

Créditos das imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpgZkHPCP6CGtozTsmMyv8YLfmqN6Dquj0hPmh6fqN8TlL6r0Nf6xxi5IxuQYUkYKAL5iWtm2BaKmUub6341Ae15kvTPqssdBZUurA0GDNHvykMMnpJy7at5sANCo_G_7sA5RophqG3_cn/s400/aleijadinho_aleijadinho.jpg

 

Comentários