Pular para o conteúdo principal

Tráfico de pessoas!


Por Franciely Martendal

As pessoas que assistem a novela “Salve Jorge”, de Glória Perez, e veem o caso do tráfico de pessoas, já se perguntaram alguma vez, como é ser traficada?  Você já imaginou como seria sua reação se você ou alguém de sua família fosse?

Pois bem, isso não acontece só em novela, e sim na vida real. Existem muitos casos desse gênero. Vamos saber mais um pouquinho sobre esse assunto?

Este tipo de tráfico é cometido principalmente por ser um negócio lucrativo.
Segundo informações do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), apenas o tráfico de internacional de mulheres e crianças movimenta, anualmente, de US$ 7 bilhões a US$ 9 bilhões, perdendo em lucratividade somente para o tráfico de drogas e o contrabando de armas.
 
A pessoa que foi traficada pode ser explorada ou até mesmo agredida por não aceitar a proposta dos traficantes. Elas sofrem escondidas sem poder contar a ninguém, pois podem correr o risco de morrer ou até mesmo perder seus familiares. Quando engravidam elas são obrigadas muitas vezes a cometer abortos. Muitos familiares dessas pessoas que foram traficadas não recebem muitas informações, ou se recebem são enganadas para acreditarem que está tudo bem. Enquanto isso as traficadas sofrem muito nas mãos desses bandidos que as usam para ganhar dinheiro.
 
Muitos dos familiares das vítimas não têm ideia do que pode estar se passando com seu filho(a), irmão(ã), tio(a), primo(a). Os aliciadores vão até sua casa, ganham a confiança da vítima e dos familiares dela, e com isso faz com que eles acreditam que é uma proposta boa e aceitam.

Veja o depoimento que a modelo brasileira Monique Menezes, que com um descuido passou por isso ao ser traficada para a Índia.


Existem várias maneiras de não cair nesta armadilha! Ler com atenção o contrato da proposta; evitar tirar cópias de documentos pessoais; não confiar em qualquer pessoa que bata em sua porta, ou que esbarre com você na rua. Cuidado! Tudo pode ser uma cilada!

Não esqueça! Caso desconfie de algo, DENUNCIE! Disque 181! Isto é crime!

Referência:

Comentários