Pular para o conteúdo principal

Brasil com Olhares de Fora


        por Sofia,
                              
         As opiniões que o mundo tem sobre o nosso país, o queridíssimo e admiradíssimo Brasil, são de certa forma boas, mas será que é só isso? Somos o país do futebol, da mulher bunduda, das praias, da hospitalidade, dos macacos, etc... Já que o próprio brasileiro se considera de tal maneira, não faz muita diferença para nós não é? Não deveríamos ter um olhar mais crítico sobre esse pensamento do estrangeiro ou nosso próprio pensamento?                             Inspirei-me em fazer esse texto com um depoimento que li, dado pelo francês de 29 anos, Olivier Teboul, que mora em Belo Horizonte há um ano. De uma forma inocentemente engraçada, o jovem demonstra admiração pelo nosso país, mas ao mesmo tempo nos mostra o lado esquisito da realidade em que vivemos.         

        Algumas frases ditas pelo mesmo me chamaram muita atenção, por serem hilárias e fazerem todo o sentido (os erros de português estão presentes em muitas frases, não quis mudar para dar o ar do próprio estrangeiro escrevendo):

“Aqui no Brasil, tem uma relação ambígua e assimétrica com a América latina. A cultura do resto da América latina não entra no Brasil, mas a cultura brasileira se exporta la. Poucos são os brasileiros que conhecem artistas argentinos ou colombianos, poucos são os brasileiros que vão de ferias na América latina (a não ser Buenos Aires ou o Machu Pichu), mas eles em geral visitaram mais países europeus do que eu. O Brasil as vezes parece uma ilha gigante na América latina, embora que tenha uma fronteira com quase todos os outros países do continente.”

“Aqui no Brasil, cada vez que ouço a palavra ‘Blitz’, tenho a impressão que a Alemanha vai invadir de novo. Reminiscência da consciência coletiva francesa…”

            “Aqui no Brasil, as pessoas acham que dirigir mal, ter transito, obras com atraso, corrupção, burocracia, falta de educação, são conceitos especificamente brasileiros. Mas nunca fui num pais onde as pessoas dirigem bem, onde nunca tem transito, onde as obras terminam na data prevista, onde corrupção é só uma teoria, onde não tem papelada para tudo e onde tudo mundo é bem educado!”

“Aqui no Brasil, se produz o melhor café do mundo e em grandes quantidades. Uma pena que em geral se prepare muito mal e cheio de açúcar.”

 “Aqui no Brasil, sinais exterior de riqueza são muito comuns: carros importados, restaurantes caríssimos em bairros chiques, clubes seletivos cujos cotas atingem valores estratosféricas.”           

 “Aqui no Brasil, o brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. To esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos.”

Muitas outras me chamaram atenção, mas acho que estas são polêmicas e pode-se discuti-las durante horas. A última em especial é a minha preferida. Olivier Teboul conseguiu falar muito em pouquíssimas palavras, o que me surpreende ainda mais, pelo fato de ser estrangeiro e morar a tão pouco no Brasil.

 Nosso país tem capacidade de muita coisa e nós, os que mais deveríamos nos orgulhar disso, não estamos nem aí. A nossa cultura é uma das mais ricas que eu conheço, possui características únicas, a população e a sua personalidade, é uma mistura de raças, de cores, de alegrias. Por que não valorizar essa riqueza? Isso sim é riqueza, uma que não podemos ver.    

A formação histórica do Brasil pode explicar esse “sentimento geral de inferioridade gritante”, pois como muitos outros, o nosso país foi explorado brutalmente, nossos nativos praticamente dizimados e nossa cultura local, quase extinta. 

Imagina como seria hoje se os europeus não tivessem chego aqui? Seriamos índios, seriamos totalmente diferentes, e só assim valorizaríamos nossa cultura. Pena que não foi assim que aconteceu. E agora somos, quer dizer, escolhemos ser submetidos e influenciados as ordens das superpotências, como Estados Unidos, Europa e Japão.                                                        Também estou esperando o nosso Brasil abrir os olhos.

Fonte:

Comentários