Pular para o conteúdo principal

Leitura, uma fonte de sabedoria

por José Antônio,


A prática da leitura tem início em nossas vidas a partir do momento em que começamos a entender o mundo em que vivemos. De alguma maneira, lá no tempo dos primeiros humanos em determinado espaço geográfico, a forma de comunicação deveria existir. Mesmo com movimentos, sinais e até resmungos. O indivíduo precisava de uma nova maneira de conhecer, registrar e interpretar de certa forma alguma coisa que estava acontecendo. Assim, além da fala, nasceram as primeiras obras literárias.       
                       
Com o passar do tempo, junto com os avanços da tecnologia e com a criação de um “mundo moderno”, as pessoas deixaram cada vez mais o hábito de leitura. Formando assim,seres humanos com um pobre vocabulário. Se pararmos para pensar, o planeta Terra é dividido em uma hierarquia por completo, tanto quanto na sua economia quanto no nível de conhecimento dos seus habitantes.A leitura se tornou algo raro!  
             
Ler um bom livro é algo extremamente importante na nossa aprendizagem. Com isso adquirimos novas maneiras de pensar, novos conhecimentos e um vocabulário cada vez mais rico. A maioria dos jovens diz não ter paciência para ler um bom livro, mas segundo pesquisas, se ler fosse um hábito presente no nosso cotidiano, folhear algumas páginas seria algo simplesmente fácil e paciente.        
                                                                 
Procurei realizar algum texto voltado à Geografia, então decidi escrever sobre como a leitura é importante no território brasileiro, tanto quanto em outros locais do mundo. Dados apontam que em relação com os países desenvolvidos, o território brasileiro, cuja média de leitura é de 2 livros lidos por ano, tem uma drástica diferença entre os estrangeiros, que é  cerca de 15 livros lidos por habitante.      
                                                    
Não é muito difícil perceber que até hoje muitas pessoas ainda não descobriram a magia da leitura. E pensando nisso, um brasileiro chamado Marcos Felipe resolveu criar um manifesto para beneficiar a leitura. Confira! 



No vídeo, o homem relata algumas formas criativas para o incentivo da leitura entre as pessoas. Desde a leitura no ônibus até algumas frases de autores bastante conhecidos em lugares públicos. O importante é estimular a prática e o interesse das pessoas pelos livros.


No gráfico acima, são dadas informações do nível de leitura em diversos países. Podemos perceber que o Brasil está com um baixo rendimento de leitura anual e que países desenvolvidos, mais uma vez, estão cada vez mais na frente. Acho que se a população brasileira tirasse algumas horas do seu tempo livre para ler um livro, o índice de escolaridade do nosso país iria aumentar cada vez mais.



Enquanto lemos um livro, somos capazes de descobrir um mundo novo, cheio de coisas novas. A rotina de ler deve ter início na infância, para que o leitor aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso.

Comentários

Anônimo disse…
muito bom