Pular para o conteúdo principal

Primeiro grande conflito no Mato Grosso do Sul

por Lucas Schuster e Marise Schuster,


 A situação dos Guarani-Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, tem resultado muitos conflitos. Nos últimos anos os fazendeiros vêm se apropriando das terras que antes pertenciam aos indígenas, e consequentemente violando direitos básicos como alimentação, educação e saúde, deixando-os numa situação de extrema miséria. Essa crise é agravada pelo poder político local e é acentuada pela expansão do poder do agronegócio. Nas terras onde antes havia rica biodiversidade, agora tem enormes pastagens para engordar o gado e plantações de soja e de cana de açúcar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV34Y4xSlVgr9Rt49m7TdWS5Xv9dJ9qxXFIKLmzNiC3uOM5R5sC8GEtZZYFwz3wLeDg6ZPJv1-ZAsF-dO-yM3YP-GkcvswGAkwYvOt-dAEtSDj-3r0bSctwd1pa5owMUyRc33ILaqaNBId/s1600/PISTOLEIROS+X+INDIOS.jpg
Esse mesmo poder político, deixou o processo de demarcação de terras indígenas ainda mais lento. Diante dessa omissão, nos anos 80, o movimento indígena Aty-Guasu passa a organizar ocupações de terras para pressionar o estado a agir.

Mesmo com esta estratégia, os órgãos responsáveis buscam apenas soluções precárias, a Funai atende as áreas ocupadas, e não procuram uma solução mais ampla.

A situação é grave, após o desmatamento massivo, e com incentivo do governo Federal do Mato Grosso do Sul, os indígenas passaram a ser mão de obra na cultura da erva-mate e das usinas de cana de açúcar, essa busca por remuneração afasta os homens das famílias.

 

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/files/2012/11/guarani-kaiowa.jpg
         Os militantes da Aty-Guasu reconquistaram mais de 20 pequenas porções de terras, ao custo de muitas mortes e confrontos enquanto os fazendeiros estão cada vez mais violentos e se sentem mais fortalecidos política e economicamente.

         A demarcação de terras segue a passos lentos e é insuficiente para uma população que é a 2ª maior do Brasil, com 73.295 índios. Em 2005 das 3 áreas demarcadas pelo governo lula, 2 foram barrados por liminares de ministros do Supremo Tribunal Federal (S.T.F.).

         Os indígenas reivindicam morar nas terras que foram dos seus antepassados, de onde foram expulsos e amontoados em reservas insuficientes, lembrando a situação das periferias nas grandes cidades. Como se pode constatar, temos de um lado os políticos protelando as demarcações, os fazendeiros impedindo o trabalho da Funai, e de outro lado os Guarani-Koaiowá  pressionado as autoridades e pagando com a vida.
http://files.revistareciclarja.com/200002400-202a521240/KAIOWA.JPG




Referências:
Revista carta capital: O desafio da Paz. Edição de 14/02/12




 

Comentários