Pular para o conteúdo principal

Grammy Awards: A maior premiação da música.


Por Mariana Silva,

Grammy Awards é o mais prestigioso prêmio da música internacional, presenteado todos os anos pela  National Academy of Recording Arts and Scienses (NARAS), dos EUA, e que honra grandes conquistas na arte de gravação musical e promovendo suporte à indústria musical.

A NARAS é a única associação que homenageia a conquista músical, como também a proficiência técnica e a excelência na indústria músical, sem se importar com vendas de álbuns ou paradas musicais de sucesso.

Em 1971 Pierre Cossette, conseguiu os direitos televisivos para a transmição da cerimônia e foi ele que organizou a primeira emissão ao vivo. 
Estatueta de gramofone que é entregada aos ganhadores de tais categorias
 Como o Oscar, os prêmios do Grammy, que inicialmente continha 105 categorias dentro de 30 gêneros musicais, e que agora contém apenas 78 categorias.


Os prêmios são recomendados, votados e escolhidos pelos membros e a junta diretória da NARAS, ao contrário de outras premiações que são feitas por votos populares.

A forma da escolha dos ganhadores é feita por três etapas:
1.         Um formulário com questionários é enviado aos membros associados antes da cerimônia, que respondem os questionários relativos a certas categorias somente quanto ao cantor que merecia ser considerado para a votação nestas categorias. Os membros associados não decidem os ganhadores, apenas marcam quem eles gostariam que ganhassem.

2.         Logo depois dos membros associados, tem os membros votantes, que registram seus votos que foram escolhidos pelos membros associados. Os membros votantes recebem outras categorias exclusivas e votam.

3.         Finalizando a decisão final, a junta curadora da NARAS decide entre os mais votados pelos membros votantes quais cantores e cantoras receberão o Grammy.

Os três maiores vencedores do Grammy são: Georg Solti, que ganhou 31 awards, no gênero Clássico, e que já foi indicado 74 vezes; Quincy Jones já foi indicado 79 vezes, na categoria Funk/Soul e dessas 79 vezes, conseguiu 27 Grammys; e a terceira maior vencedora do Grammy é Alison Krauss que de 40 indicações, recebeu 27 Grammys na categoria Clássica.


Palco do 55º Grammy Awards em Los Angeles
 Fontes:
http://my.hsj.org/Schools/Newspaper/tabid/100/view/frontpage/schoolid/3852/articleid/576772/newspaperid/4031/55th_Grammys.aspx
http://www.cbs.com/shows/grammys/photos/82624/the-54th-grammys-thursday-set-up/7223/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grammy_Awards

Comentários