Pular para o conteúdo principal

Baralho

por Lucas Mior,



Você já deve ter jogado um jogo de cartas e sabe como essas peças são intrigantes. Hoje vou falar especificadamente sobre o baralho tradicional de 52 cartas, ou seja: 2 coringas mais sequência de 13 números de cada naipe, sendo que o Ás representa o um, o valete(J) o 11, a dama(Q) o 12 e o rei(K) o 13. Essas cartas têm diversas utilidades, desde os inúmeros jogos que com ela são jogados até ser usados por ciganas para tentar prever o futuro (usando algumas cartas a menos).

E qual o significado dos naipes? O baralho teria sido criado para representar as divisões sociais da França através dos naipes. Copas representaria o clero; o ouro, a burguesia; a espada, os militares; e o paus, os camponeses.

Eles também são identificados por uma série de elementos e simbologias sobre o homem:



“OUROS: Corresponde ao elemento Terra.(...) Representa os negócios, o dinheiro. E o dinheiro é um dos símbolos mais profundos para o homem, estando intimamente relacionado ao nosso sentido de valor próprio do mérito que temos ao alcançar um objetivo. ESPADA:Corresponde ao elemento Ar, por ser invisível. A respiração do espírito que concebeu a idéia da criação antes de se tornar manifesta. Simboliza os domínios da mente, o pensamento abstrato que deve preceder cada ato de criação e que confere estrutura e significado à vida.COPAS: Correspondente ao elemento Água. A água é fluida, disforme, mutável e vaga, e ao mesmo tempo forte real e, ao seu próprio modo, tão sólida como a rocha, o que também acontece com o mundo dos sentimentos, pois embora eles mudem a partir da situação que se apresentam, eles tem vida, realidade e força próprias. (...)PAUS: Corresponde ao elemento Fogo. O Fogo é um transformador de formas, nem sólido nem liquido, volátil, um catalisador que a reduz os objetos aos seus componentes primordiais e lhes altera a natureza. (...)”


É importante lembrar que além e haver muitos jogos, as regras variam, pois os jogadores fazem adaptações conforme a necessidade. Os jogos mais populares no Brasil são Buraco(canastra), Truco e Pôquer. No entanto, novos jogos são inventados constantemente.

Referência:
http://www.brasilescola.com/curiosidades/baralho.htm

Créditos da imagem:
 http://tsering-design.blogspot.com.br/2010/08/coringa.html



Comentários