Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é o Positivismo?


por Bruna, 
             
   E antes que alguém comente não estou falando de ser positivo, mas sim sobre uma filosofia desenvolvida por Auguste Comte (1798-1857)- um filósofo francês, fundador da sociologia -  que se baseia na ideia de que o conhecimento científico é o único conhecimento válido. Segundo essa teoria o conhecimento religioso e filosófico estão errados e não tem validade, que somente com a ciência o homem terá conhecimento do mundo, pois esse é o conhecimento verdadeiro, neutro e absoluto.
                A frase na bandeira do Brasil está baseada no lema de Auguste: “amor como principio, ordem como base, progresso como objetivo”, que o criador da bandeira simplificou e ficou apenas “ordem e progresso”, esse lema foi escolhido no Brasil, pois na época todos por aqui seguiam as ideias positivista. Os criadores da bandeira eram positivistas.

            E é isso que passa a sociedade de hoje, sem querer, ou por querer mesmo, a sociedade moderna acaba se baseando nisso, pois todo mundo dá um valor imenso a ciência e esquece que os outros conhecimentos não podem ser rebaixados. E mesmo a ciência não explica tudo, então devemos dar valor a religião e a filosofia, que para mim foi um ótimo jeito que o ser humano achou de explicar o inexplicável.

Comentários

Anônimo disse…
achei legal bruna você ter abordado um tema falado na aula de sociologia. importante você ter falado que nenhum tipo de conhecimento deve ser rebaixado porque cada um tem seu momento acho que não devemos valorizar apenas um só.
natália thais dias [:
Anônimo disse…
Gostei do texto, pois você colocou a origem do lema "ORDEM e PROGRESSO".
E este tema esta relacionado com o que estamos estudando nas aulas de Sociologia.
Juan Thiago Rivas B.
8B