Pular para o conteúdo principal

UMA FERA NAS ÁGUAS


 por Bruno,

Peterson Rosa é um surfista brasileiro, nascido em 19 de setembro de 1974 no Guarujá litoral paulista. Mudou-se ainda criança para Matinhos, litoral paranaense. Começou a surfar em 1986. Nesse mesma época rolou aqui em Florianópolis, na praia da Joaquina primeiro Hang Loose Pro Contest, dizem que essa praia ficou conhecida após esse campeonato e com ela, Floripa também.

Peterson nem pensava tão grande nesse tempo, mas estreou profissionalmente em 1990, alcançando a 100ª colocação no ranking brasileiro e, uma ano mais tarde, já era o 14º colocado. Em outubro de 1993, obteve a sua primeira vitória no World Qualifying Series WQS, a divisão de acesso para o WCT, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Porém em pouco tempo ele mostrou bem o que queria. E, não parou mais mostrando ser realmente fera!

Em 1994, conquistou pela primeira vez o título brasileiro de surfe, sendo o mais jovem campeão brasileiro de surf com apenas 20 anos. Em 1998, venceu a etapa da WCT no Rio de Janeiro, derrotando o então líder do ranking mundial, o australiano Michael Campbell.
O inédito tricampeonato foi conquistado em novembro de 2000, ao vencer o SuperSurf na Praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, contemplado mais uma unanimidade sendo o único tricampeão brasileiro de surf.

Igualou a Neco Padaratz - surfista catarinense campeão mundial - como recordista brasileiro em número de vitórias em etapas de WQS.

“Esses dias sai de Matinhos logo cedo e fui pegar umas ondas num secret point...Sabe aquele dia perfeito onda, dia lindo, natureza presente!!! Tive logo cedo um encontro muito maneiro com um lagarto gigante na areia daquele paraíso… A natureza estava presente, na vegetação, nos pássaros que sobrevoam o mar, na imensidão azul turquesa! Foi um privilégio aquele momento! Tinha um metro e meio de onda, altas direitas e esquerdas...Treinei bastante... Levamos água mineral e fruta, James Thisted e eu, pois sabíamos que na volta encheríamos nossas garrafas em uma bica que tem no meio do caminho com água fresca...”Peterson Rosa, em 21 de abril de 2012 – publicação do site oficial do sufista.

Esse texto é só uma “palhinha” de como vai a vida desse surfista regado a natureza.

 Crédito da imagem: 

Comentários

Bruno Tiago disse…
O surf no Brasil é um esporte muito valorizado, Peterson Rosa é um surfista que cresceu nesse país e no mundo com jeito natural de viver e levar as coisas boas da vida.