Pular para o conteúdo principal

Novo código florestal brasileiro


Por Bruno Tiago e Julia Góes

  
           O código florestal brasileiro está passando por algumas modificações que irão facilitar ainda mais o desmatamento no país. O atual código protege áreas como: beiras de rios, topos de morros e encostas. Para se construir uma casa é necessário pelo menos 30m de distância do "mar" o novo código pretende diminuir esse número pela metade, 15m de distância.

              Esta ação de construção só sera aceita após a lei entrar em vigor o que irá manter construções ilegais e aumentar ainda mais o desmatamento que faz com que o número de enchentes e desmoronamentos só aumente.

            Existe o que chamamos de reserva legal, uma área de mata nativa que deve ser preservada dentro de uma área rural e se for desmatada deve ser recomposta. Com as alterações feitas propriedades pequenas não precisariam manter suas reservas legais, ou seja, se existe uma pessoa que possui um vasto terreno, este poderá dividir no papel seu terreno em pequenas porções de terras. 

            Com isso podemos concluir que tal pessoa não precisaria manter nenhuma área com mata nativa. Se estas e as demais alterações forem aceitas, estudos revelam: "o Brasil entrará na contramão da história, o país poderá emitir até 13x mais gases do efeito estufa do que emitiu em 2007 contribuindo ainda mais para o aquecimento global".



Fontes:

Disponível em:


Crédito da imagem: 
http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/tag/codigo-florestal-brasileiro/

Comentários