Pular para o conteúdo principal

Acontecimentos Indígenas


 Por Julia Góes

  
          Em 1500 chegaram pessoas na terra dos indígenas com naus e caravelas. Os índios (quem deu esse nome foi Cristovão Colombo quando chegou na América) não sabiam o que estava acontecendo.  Essas pessoas que chegaram aqui no “Brasil”(que antigamente não se chamava assim) foram os portugueses. Eles desembarcaram em um lugar que hoje se chama Porto Seguro (fica no atual estado da Bahia), para procurar cobre, ferro, metal, ouro e prata. Puseram um marco para avisar que ali já era território do Rei de Portugal. Lembrando que Pedro Álvares Cabral não saiu à procura de novas terras, ele saiu para as Índias para buscar mercadorias e avistou a Ilha de Vera Cruz (nome dado pelos portugueses ao chegarem no Brasil).

 Quem escreveu a carta ao Rei de Portugal sobre a situação das novas terras foi Pero Vaz de Caminha . Em troca de ouro, os portugueses ofereceram aos nativos uma galinha, mas os indígenas tiveram medo dela, mostraram um carneiro eles não gostaram do animal, deram várias coisas para eles comerem como: confeitos, cozido, figos passados(figos secos), mel, pão e peixe, não comeram quase nada. Queriam que os índios tomassem vinho mas nem colocaram a boca, o mesmo aconteceu com a água, eles gostaram de um colar que estava no pescoço do capitão, gostaram mas devolveram. Os portugueses tiveram um choque cultural ao ver os índios nús, pintados e por não haver casas, só malocas (moravam de 30 a 100 pessoas) que eram muito diferentes das casas que os europeus conheciam.

          No mesmo ano, os portugueses não acharam muito ouro, mas os índios ofereceram Pau-Brasil  que era uma árvore com o tronco avermelhado que dava de extrair tinta vermelha (tecidos vermelhos estava em moda na Europa) então começaram a trocar tronco por miçangas, espelhos e tecidos coloridos, mas depois que os nativos descobriram as ferramentas de metal quiseram elas em troca da madeira.

          Quem saia ganhando com este escambo? Os dois. Porque? Pois para os índios, miçangas, espelhos, tecidos e ferramentas eram coisas novas nas terras deles porque lá não existia isso. Como também os portugueses não perdiam de querer o Pau-Brasil pois não existia na Europa. Quem cortava as madeiras eram os nativos e também levavam os paus até os botes e caravelas. Comerciantes de Pau-Brasil eram chamados de brasileiros.

          Em 1530 o governo de Portugal anunciou que as especiarias vindas das Índias davam mais lucro ao país, então entregou a exploração do Pau-Brasil a particulares exigindo 20% dos lucros. Os franceses e espanhóis começaram a fazer escambo da madeira com os indígenas, que começou a ameaçar o domínio dos portugueses.

 Fontes:

1- Minha memória das aulas de história, texto "A terra do Paú-Brasil" de Joelza Rodrigues. Texto "Carta de Pero Vaz de Caminha". Texto "Pindorama e seus habitantes" de Gislane Azevedo e Reinado Seriacopi.

2-  Imagem: 

Comentários