Pular para o conteúdo principal

Controlando as emoções



por Aline Iaczinski,


            A partir dos nossos estudos sobre reportagens, na aula de Língua Portuguesa, eu resolvi escrever sobre uma que eu encontrei em um jornal, referente às diferentes emoções. Para conhecermos melhor, reportagem é um gênero de escrita, que tem como finalidade informar ao leitor sobre algum assunto de uma forma mais alongada e com mais informações. A reportagem que eu encontrei no jornal Folha de São Paulo do mês de abril ensina como controlar suas emoções, e achei interessante compartilhar.

            Muitas pessoas não conseguem controlar seus momentos de fúria, e estudos comprovam que a meditação ajuda no autocontrole. A ideia não é suprimir a raiva ou o estresse, e sim entender o que as causa. Sthephen Little, instrutor de práticas de redução de estresse e de autocuidado do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que meditar ajuda a criar caminhos neurológicos mais claros, é como abrir uma brecha entre a emoção e o instante de decisão.

            Quem nunca meditou pode achar a prática difícil pelo simples fato precisar ficar quieto, mas o jeito é prestar atenção à respiração. Também há outras formas de autocontrole, como repetir mentalmente uma palavra ou deixar o pensamento fluir.

            A forma mais eficaz é controlar a respiração, pois aumenta a oxigenação do organismo, desaceleramos os batimentos cardíacos. A seguir três dicas de como controlar a respiração:


Comentários

Bruno Tiago disse…
É nesse mundo de tanta correria, será que ainda tem gente que consegue pensar em respirar ou controlar as emoções, pois é, ainda bem a respiração é um movimento involuntário e a emoção conseguimos carregar junto mesmo, muitas vezes, sem senti-la.