Pular para o conteúdo principal

O Sul do mundo


por Giulia Platt Maffezzolli,


Quando alguém fala, se refere, ao "Sul do Mundo", qual a primeira coisa que nos vem a cabeça? África, América Latina, países pobres, subdesenvolvimento, uma vez que o mundo pode ser regionalizado de diferentes maneiras, e uma dessas maneiras é dividir o mundo entre Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido).

 Essas regionalizações são baseadas a maioria em critérios econômicos, como a que eu citei, que diz que os países que ficam no Norte do globo são desenvolvidos, e os do Sul subdesenvolvidos. Alguns países, como  a Austrália, por exemplo, fica no sul geográfico do globo, mas pertence ao conjunto dos países subdesenvolvidos, o que a faz pertencer ao Norte econômico. Veja o mapa:





 Mas não é só pobreza que existe aqui, no Sul do Mundo (pois o Brasil também é considerado do Sul do Mundo, sabe?). Existem pessoas felizes, lugares bonitos, pessoas ricas também (mesmo que nesse caso eu não esteja falando só de dinheiro). Acho que não devemos falar desse jeito, o "Sul" e o "Norte" do mundo, todos os países e lugares tem diferenças, não existe um lugar isento de pobreza, a única diferença é que alguns lugares, alguns países, ou melhor, quem vive em alguns países, realmente tentam melhorar a qualidade de vida de seu povo e seu IDH, enquanto em outros lugares ninguém liga nem mesmo para seus vizinhos, só pensam no seu dinheiro, na sua vida, não estão nem aí para o seu país.

Então, na minha opinião, devemos nos esforçar mais, nos unir mais, e tentar mudar essa situação, mudar o modo que os outros nos veem, para melhorar a nossa vida.

Fonte imagem:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/norte-e-sul-desigualdades-e-ex

Comentários