Pular para o conteúdo principal

Abuso sexual em crianças e adolescentes

Por Franciely Martendal.


O tema que escolhi para este texto foi o Abuso Sexual de menores, pois ultimamente este assunto tem tido bastante destaque não só como em reportagens mais também nas redes sociais.

Quem assistiu ao Fantástico  (Rede Globo) no domingo, dia 20, deve ter ficado impressionado com o depoimento bombástico da apresentadora Xuxa Meneguel. Aos 49 anos, ela revelou ter sofrido abuso sexual na infância. Ela não disse quando as violências começaram, mas revelou que pararam aos seus 13 anos de idade. 

Este tema é muito falado e comentado com todos. No depoimento de Xuxa ela explica o motivo de nunca ter falado sobre isso:   

“Nunca falei nada para ninguém porque tinha vergonha, não sabia o que fazer. Se falasse para o meu pai, ele acharia que a culpa era minha, que eu provocava. Deviam ter notado que havia algo de errado; que eu sempre muito falante, tinha virado uma pessoa calada”. 

É uma postura que se repete em muitas crianças que são abusadas sexualmente. Elas têm medo, vergonha, sofrem por várias chantagens e por isso acabam ficando quietas. Grande parte das vezes são abusadas por pessoas da própria família.  

Segundo o site Brasil Escola “O abuso sexual de menores gera danos na estrutura e nas funções do cérebro da criança molestada, incluindo aquelas que desempenham papel importante na memória e nas emoções. A internet é o maior veículo de propaganda de erotismo infantil nos dias atuais. Em muitos casos a pessoa que faz a violência já sofreu na infância ou na adolescência abuso sexual.’’

Na maioria das vezes isso acontece por descuidos de pais que não sabem o que seus filhos andam fazendo, principalmente quando crianças ficam em redes sociais. Prestem mais atenção em seus filhos. Com quem estão andando? Com quem estão conversando? Quem está ao seu redor? Conversem com eles.

Se você sabe de alguma criança que é abusada ligue para o
 

Disk-denuncia

0800 99 0500


Isso vai melhorar muito na vida de uma criança. Vai livrá-la de um trauma enorme para sua vida adulta.

DENUNCIE!

Fonte :


<http://hugo-freitas.blogspot.com.br/2012/05/depoimento-fantastico-xuxa-revela-ter.html> acessado em 28 de maio de 2012.

Comentários

Ficou legal sim, fala de umas das coisas que estão acontecendo muito no país, e no mundo.
• Lukinhas • disse…
Gostei muito do seu texto Franciely pois você aprofundou bastante no assunto e esse tema escolhido está sendo muito debatido em classe.
Anônimo disse…
Por Lesliane:
Gostei da iniciativa da franciely de usar o teto pra duvulgar uma coisa muito comum e que deve ser denunciada!
DENUNCIE!!!!!!!!!!!
Julia Góes disse…
Ui que horror!! Esses pedófilos deviam sofrer até morrer!!!!
Anônimo disse…
por Mariana Endler
Muito legal seu texto, acho que essa temática deve ser mais descutida. E você soube como aprofundar este assunto de um modo legal que não é cansativo.