Pular para o conteúdo principal

Formigas e sua comunidade



por Aline Iaczinski,

 Aos nossos olhos, as formigas parecem seres tão pequenos e insignificantes, onde só servem para infestar nossos armários, pois mal sabemos que cada formiguinha desempenha um papel muito importante para o ecossistema. Muitas contribuem para o reflorestamento e surgimento de novas plantas, protegendo-as do ataque do outros animais. Ajudam também, na poda de algumas plantas, promovendo seu crescimento vegetativo. Exercem um importante papel no solo, tornando-o fértil, as formigas ajudam a combater também, muitas pragas agrícolas.

A forma de organização das formigas é muito interessante, dividem entre si as tarefas a serem realizadas dentro da colônia, que é composta pela formiga rainha e as formigas operárias, que são responsáveis por construir os ninhos, buscar água e alimentos, defender a colônia, e alimentar e limpar a rainha. As operárias são fêmeas estéreis, por isso a formiga rainha, sendo fértil, é a única responsável por fecundar os ovos. A colônia é basicamente composta por fêmeas, onde os machos aparecem apenas uma vez por ano para reproduzir.

Em determinada época do ano, as rainhas e os machos de diferentes colônias, porém da mesma espécie voam para acasalar, este chamado de voo nupcial. O macho fecunda a fêmea e morre, a formiga rainha voa até um local seguro para colocar os ovos e criar uma nova colônia, onde começa a escavar para a criação do formigueiro.

Diferente do que muitos de nós pensamos as formigas rainhas não exercem nenhum tipo de autoridade sobre a colônia, sua única função é reproduzir. Depois do estabelecimento da colônia, as operárias alimentam e cuidam da rainha. As formigas em geral, possuem uma união muito forte, onde raramente conseguem sobreviver individualmente.


Fontes:
http://www.gforum.tv/board/1643/410225/curiosidades-sobre-formigas.html
http://www.ibaraki.com.br/formiga-a-organizacao-social-das-formigas.htm
http://jacksonangelo.blogspot.com.br/2008/07/importncia-das-formigas-txt.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga-rainha
http://insetomaniacs.br.tripod.com/formigas.htm

Comentários

Anônimo disse…
por lesliane
ai que fofo achei legal vc pegar um tema que quase nínguem pensaria em escrever, escrever sobre ele e o texto ficar bom como ficou o seu!
Anônimo disse…
Lesliane não sei realmente o por quê das pessoas não gostarem de formigas, normalmente pisam em cima sem a menor piedade, mas as formigas são como qualquer outro animal que existe, além do mais, cada uma delas faz uma diferença enorme no meio ambiente, e a forma como são companheiras umas com as outras é muito apaixonante, trabalhando sempre em grupo. Acho que as pessoas deveriam se comportar igual formigas, se preocupando uns com os outros e não apenas consigo mesmo.
Por Aline Iaczinski