Pular para o conteúdo principal

Mais que um esporte. É Rugby!

Por Victor Francisco



O meu interesse pelo esporte surgiu durante a aula de Educação física. A professora Angélica, levou um jogador da seleção brasileira de Rugby (Lucas Piero) para nos apresentar o esporte. Logo fui ver como era o jogo e acabei começando a treinar com os jogares do Desterro Rugby Clube. Hoje tenho uma grande admiração pelo esporte e queria que ele fosse mais reconhecido. 

Não se sabe ao certo quando o rugby começou, mais conta-se que foi no ano de 1823, na Rugby School, na cidade de Rugby (Inglaterra). O esporte “começou” pelas mãos de um dos alunos, William Webb Ellis, que num certo dia pegou a bola de futebol na mão e saiu correndo com ela desrespeitando as regras vigentes do esporte.  

Em 1877 começaram-se a “escolher” as regras do jogo ainda que fosse um esporte amador. Segundo site Wikipédia, “as regras naquela época variavam muito dependendo da cidade em que se jogava pois não havia uma federação que determinasse as regras do esporte.”  

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place, em Andrews (Escócia) em 27 de março de 1871. A disputa foi vencida pela Escócia  por 1 gol e 1 try contra 1 try do time da Inglaterra. 

Em 1995 o esporte passou de amador para o profissionalismo, e hoje o rugby é jogado em grande parte do mundo. O site Wikipédia explica que “o rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar à frente da bola em jogo”.  


O esporte é de total contato físico (para quem conhece é parecido com o futebol americano). A bola no jogo pode ser segurada com as mãos e quando passada, tem que ser jogada para trás, caso contrário é dado “falta”, e o jogo é parado. Um dos objetivos é ganhar espaço no campo adversário. Enquanto o ataque deve ganhar campo, o time adversário tenta pegar a bola não deixando o ataque adversário passar deles.           

Para quem não sabe um try é quando um jogador vai até o fim do campo com a bola na mão e encosta ela após a linha do campo. Sua pontuação vale 5 pontos. E o gol é quando o jogador pega a bola e tenta passá-la por cima da trave (entre os postes) para validar a pontuação. Esse gol vale 3 pontos. 

Um exemplo de try e um grop goal


A filosofia do jogo é de aprendizagem possibilitando educar, dar valores e formar jovens saudáveis, com mentalidade esportiva. Pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, possibilitando inclusive uma mudança positiva de atitude nos alunos com problemas de conduta escolar.

O rugby no Brasil

Em 1891 o rugby chegou no Brasil. A primeira equipe a praticar foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro. Fundado neste mesmo ano por um grupo de amigos, entre os quais estava Luiz Leonel Moura, recém-chegado da Inglaterra.

Segundo o site do Rugby Mackenzieo primeiro time de rugby de São Paulo foi formado pelo pai do futebol, Charles Muller, em 1895. Outra tentativa de se jogar rugby em São Paulo aconteceu em 1896, quando os diretores do primeiro clube de esportes do Brasil, o Paissandu Cricket Club, fundado em 1875, mandaram buscar uma bola de futebol em Londres. Como o campo não era propício à prática do futebol, aproveitaram a bola para jogar rugby”.

É importante lembrar que rugby não pode ser confundido com o futebol americano. Este surgiu nos EUA por motivos comerciais e é uma derivação do rugby. O rugby, até meados de 1995, era um esporte essencialmente amador, assim sendo, seus praticantes não podiam receber salário. Outro erro comum, apontado pelo site do  Rugby Mackenzie, é escrever rúgbi; “esse nome não tem tradução para nenhuma língua já que é referente ao local onde foi criado o esporte”.

Em Florianópolis, existem alguns times de rugby espalhados pela cidade, e geralmente aos sábados tem jogo entre eles. O primeiro time a ser fundado em Santa Catarina foi o Desterro Rugby Clubeem 20 de junho de 1995. Ele é o clube que mais defendeu o Estado catarinense em jogos com outras equipes de fora, segundo site do clube.

Para maiores informações acesse o site do Desterro Rugby Clube


Referências:





Comentários

Anônimo disse…
Por Lesliane:
Acho bem interecente o texto do victor porque ele mostrou entec[rece no assunto, parece ter buscado bastante informações e fontes e fez um texto muito bom!
Julia Góes disse…
Rugby é muito legal, pelo o que eu joguei na educação fisíca, EU CURTI!!!! Bjss
Sim sim, Lesliane.. nossa quando ouvi falar, e o Lucas foi mostrar para gente gostei muito.. e no outro dia já fui ver e já joguei com o clube Desterro.
O esporte é muito bom, eu até posso dizer que é melhor que o futebol, gostei tanto do que ele..
hah também curti bastante, e tem o Rugby feminino, que é muito interiçante.