Pular para o conteúdo principal

Surto de leishmaniose canina em Florianópolis

por Maria Eduarda Broering da Silva,

Atualmente, Florianópolis está sofrendo com um surto de leishmaniose canina, que está deixando donos de gatos e cachorros preocupados.

Depois de suspeitar que cães na Lagoa da Conceição em Florianópolis pudessem estar com leishmaniose canina, a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina fez exames em cerca de cem animais e constatou que estão com leishmaniose canina.

A leishmaniose canina é causada pelo protozoário Leishmania chagasi. A doença contagia através da picada do mosquito infectado, no caso a fêmea da espécie citada anteriormente, que também é conhecida por mosquito-palha.

Trata-se de uma doença sistemática grave, portanto, merece a importância da saúde pública, não sendo dada a importância devida, poderá passar ao homem.

Os principais sintomas são: perda de peso ou falta de apetite, feridas que não cicatrizam, anemia, vômitos, lesões oculares, ferimentos ao redor dos olhos e na pele.

Pode-se prevenir a leishmaniose através da vacina ou repelente – de preferência a base de citronela. O mosquito-palha é um inseto pequeno que costuma se reproduzir em locais com muita matéria orgânica em decomposição, portanto é importante prevenir, não deixando acúmulo de lixo.


Comentários