Pular para o conteúdo principal

DROGAS: MAL PARA TODOS; PERIGO MAIOR PARA OS JOVENS

por Amanda

Olá, gente, estou aqui novamente, mas agora irei falar sobre drogas, um assunto muito comentado entre alunos, professores e pais.

Hoje em dia, muitos jovens estão utilizando algum tipo de droga. No começo, eles usam só uma vez em alguma festa com os amigos ou na escola,por influência dos outros que acabam o rotulando de careta por não usar.

Mas os jovens utilizam a droga, e depois acabam sofrendo muito com as consequências, pois isto atrapalha os estudos devido à perda de concentração nas aulas, bem como qualquer atividade realizada ao longo de sua vida.

Mas isto está errado, pois pensam que irão utilizar apenas uma vez e depois nunca mais. Infelizmente há poucos casos assim, pois, na maioria das vezes, nós jovens usamos ou ingerimos uma vez e não mais conseguimos parar, pois depois acaba virando um vício. Temos, como exemplo, muitos que acabam abandonando os estudos para conseguirem dinheiro para consumirem as drogas.

Há muitos tipos de drogas, algumas são mortais, você usa uma vez,fica maluco e depois acaba se matando(temos como exemplo o chá de fita-fita cassete). Mas as mais conhecidas as pessoas começam usando para conseguirem relaxar, pois estão muito estressadas ou para conseguirem ficar mais elétricas, com mais energias, quando saem para festas, baladas. As quatro drogas mais conhecidas e seus efeitos são:

- Maconha: Causa avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca, ataque cardíaco, perda da noção de tempo e espaço, lentidão de raciocínio, euforia, perda da coordenação motora, aumento de apetite especialmente por carboidratos. Pode provocar depressão e crises psicóticas. A pessoa, após o uso, se sente relaxada, calma e com vontade de rir. Pode-se sentir angústia, pânico, desespero e letargia. Ao longo prazo do uso da maconha, pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização e passa a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.

- Cocaína: Causa euforia, bem estar, sociabilidade, perda de fome, calafrios, dores musculares, náuseas. Quando a pessoa usa, ela acaba querendo usar novamente, depois de novo e assim vai, acaba se viciando. Se a pessoa usa muito frequentemente e excessivamente, acaba provocando alucinações táteis, visuais e auditivas, ansiedade, delírios, agressividade e paranóia.

- Crack: É cerca de cinco vezes mais forte que a cocaína. Após a pessoa se viciar nesta droga, os neurônios da mesma vão se destruindo, fazendo com que a memória, a concentração e o autocontrole sejam prejudicados. Cerca de 30% dos usuários desta droga acabam perdendo a vida em um prazo de cinco anos - por causa da droga, ou por si mesmo, causando suicídio, ou por causa de brigas com traficantes (pois está devendo dinheiro) ou até por seu comportamento atrás de dinheiro para consumir o crack (temos como exemplo a prostituição, e assim a pessoa ainda acaba correndo o risco de pegar alguma doença sexualmente transmissível).

-Álcool: Esta droga pode causar dependência e mudança de comportamento. Seus efeitos são causados em duas fases. Na primeira fase, ocorre euforia e desinibição; já no segundo período, ocorre falta de coordenação motora, descontrole e sono. Se a pessoa for viciada no álcool e decidir parar de consumi-lo, no início poderá acontecer síndrome de abstinência, caracterizada por visões, ansiedade, convulsões, confusão mental e tremores.

Bom, galera, é isso aí, espero que, com esta postagem, vocês leitores tenham compreendido um pouco mais sobre as DROGAS. Espero que vocês nunca passem por uma situação de vício deste tipo e, aos jovens, faço um pedido: nunca se envolvam com drogas, pois, se vocês não conseguirem mais parar, acabarão com suas vidas, sendo que nós temos muitas coisas ainda para viver. Muito obrigada por sua atenção.










Fontes:

*http://www.brasilescola.com/drogas/maconha.htm, acesso em 12 de maio de 2011 às 22:48 horas

*http://www.brasilescola.com/drogas/cocaina.htm,acesso em 12 de maio de 2011 às 23:03 horas

*http://www.brasilescola.com/drogas/crack.htm, acesso em 14 de maio de 2011 às 15:03 horas

*http://www.brasilescola.com/drogas/alcool.htm , acesso em 14 de maio de 2011 às 18:41 horas

*http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fotosantesedepois.com/wpcontent/uploads/2011/03/drogas.jpg&imgrefurl=http://www.fotosantesedepois.com/2011/03/14/consumo-de-droga/&usg=__-hgsbNCzYBF4d0-UpV9B1f-clHw=&h=300&w=300&sz=12&hl=pt-BR&start=0&sig2=MOyUm7n_8vuegJ6T5bvb4g&zoom=1&tbnid=dSkFaiaPwCqX5M:&tbnh=125&tbnw=125&ei=aMnOTa_iO-br0gH75Iz8DQ&prev=/search%3Fq%3Ddrogas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D599%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=275&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=93&ty=87, acesso em 14 de maio de 2011 às15:28 horas

Comentários