Pular para o conteúdo principal

O que é Bullying?

por

Bullying é um termo que vem do inglês e significa (ameaçar, amedrontar, intimidar), se refere às atitudes violentas exercidas por uma ou mais pessoas, para agredir, física ou verbalmente, uma outra pessoa sem capacidade de se defender.

O bullying é um problema que ocorre no mundo inteiro, podendo aparecer em diversos locais, como na escola, faculdade, trabalho, vizinhança e muitos outros. Mas o lugar mais freqüente de ocorrências de bulliyng é na escola. No Brasil, por exemplo, é difícil achar uma escola que não tenha ocorrências de bulliyng. O bullyng que aparece nas escolas, pode ir de brincadeiras de mau gosto (apelidos...), exclusão social e até agressões físicas.

Os alvos do bullying são escolhidos por serem mais fracos, tímidos e sem capacidade de se defender. A vítima pode desenvolver atitude de insegurança, dificuldade de se relacionar, tornando-se apática, insegura e indefesa, podendo levar isso por sua vida toda. E, assim, pode sofrer gozações no trabalho ou em qualquer lugar que frequente, até quando adulto, desencadeando um quadro de neuroses, como a fobia social, ou até psicoses, que, dependendo da intensidade, tendem à depressão, ao suicídio e ao homicídio.

O psiquiatra americano Timothy Brewerton, que tratou de alguns dos estudantes sobreviventes do massacre de Columbine, que deixou 13 mortos em 1999, nos Estados Unidos, apresentou um estudo realizado, onde aponta que nos 66 ataques em escolas que ocorreram no mundo de 1966 a 2011, 87% dos atiradores sofriam bullying e foram movidos pelo desejo de vingança.

Um fator que ajuda bastante na prevenção do bullying é a educação dos filhos. Não existe uma maneira eficaz de educar os filhos, pois cada família tem seu método e nenhuma é igual à outra, mas o que nenhuma pode fazer é ficar de braços cruzados e deixar acontecer. A educação pela afetividade, já é um bom começo.

Em relação à escola, em primeiro lugar, a comunidade escolar deve conscientizar-se de que esse conflito relacional já é considerado um problema de saúde pública. Assim as escolas devem prestar mais atenção na relação dos alunos, uns com os outros, apartando os casos de violência e neutralizando os agressores.

Por isso, vamos combater o bullying, que isso é coisa seria!

Fontes:
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/04/bullying-motivou-87-de-ataques-

Créditos:
http://cafscomletras.blogspot.com/2011/03/rendicao-da-violencia.html, acessado em 05/05/2011.

Comentários