Pular para o conteúdo principal

Futebol: mais que um esporte, uma paixão

Por Guilherme Zanco,


O futebol é o esporte mais popular no Brasil e considerado o mais popular do mundo. Originado na Inglaterra, no ano 700, hoje ele é jogado em um campo de grama, 11 jogadores e um treinador para cada equipe e quatro árbitros. Seu objetivo é fazer a bola ultrapassa a linha de fundo, sendo que dentro do gol da equipe adversária.O esquema tático mais comum utilizado pelos treinadores é o 4-4-2, com 4 zagueiros, 4 meio-campistas e 2 atacantes. Quem fizer mais gols durante uma partida, a vence.

Em 30 de novembro de 1879 ocorreu a primeira partida oficial, entre as seleções de Inglaterra e Escócia.

Com o passar dos anos, o futebol expandiu-se rapidamente nas Ilhas Britânicas, surgindo assim novas associações de futebol além da inglesa, as quais representavam as quatro regiões constituintes da então Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda: a Scottish Football Association (Escócia, fundada em 1873), a Football Association of Wales (País de Gales, 1875) e a Irish Football Association (Irlanda, 1880). No final dos anos 1880 o futebol começou a expandir-se rapidamente fora do Reino Unido, principalmente devido à influência internacional do Império Britânico.

Em 21 de maio de 1904 foi fundada a Fédération Internationale de Football Association (FIFA), maior instituição de futebol no mundo, que comanda todas as competições de futebol hoje em dia. Sendo dona da CONMEBOL e UEFA.

O jogador com o passe mais caro da história é Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Atualmente, o clube americano melhor colocado no ranking de clubes da FIFA é o Sport Club Internacional (do Rio Grande do Sul - Brasil), na 6ª posição. O último jogador a ser eleito o melhor do mundo foi o argentino Lionel Andrés Messi (Barcelona – Espanha).

Alguns dos maiores jogadores da história são brasileiros, entre eles estão: Rivelino, Garrincha, Tesourinha, Paulo Roberto Falcão e para muitos o maior de todos: Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. Mas para outros, o maior é o argentino Diego Armando Maradona.

Em minha opinião, há dois jogadores acima de todos os outros: o ex jogador Maradona e o português Cristiano Ronaldo, atualmente no Real Madrid da Espanha. Ronaldo bateu, neste sábado o recorde de maior artilheiro em um campeonato espanhol com 40 gols.Este é o esporte que o mundo é apaixonado e que está por todos os cantos.

Fonte: http://www.wikipédia.org

Créditos: http://www.masterdogelobol.com.br/team-announcements

Comentários