Pular para o conteúdo principal

A História do Skate


O skate é um esporte radical que surgiu na década de 1960, quando os surfistas da Califórnia descobriram uma forma de surfar nos dias que não havia onda. Com um pedaço de madeira e quatro rodas, eles podiam surfar em terra, quando o mar não estivesse com ondas.

No início, o skate era formado por uma tábua reta e quatro rodinhas, mas, depois, quando o skate ficou mais popular e mais complexo, sua estrutura foi se aprimorando. Então o skate passou a ser formado, principalmente, pelo shape (não mais reto como antes), truk (onde se prendiam as rodas) e quatro rodas.

Em 1979, Alan Gelfand inventou o Ollie-air, manobra com a qual o skatista pula por obstáculos altos. Para aprender a maioria das manobras, é preciso o domínio do Ollie, por isso, depois disso, o skate mudou completamente, com o surgimento de uma infinidade de manobras.

Há ainda outros dois revolucionários do esporte: Rodney Mullen, com a invenção das manobras kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50 e muitas outras. E o outro, na modalidade vertical, foi Tony Hawk, que inovou o modo de andar no half-pipe.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Skate
http://www.youtube.com/user/skatedkb#p/u/44/jaUhTOCvo2k

Créditos: http://www.silviodealmeida.blogspot.com/


Comentários