por Felipe Till
Bom pessoal, neste texto irei falar como um país que tem uma das maiores economias do mundo, pode ser tão precário em aspectos básicos.
O Brasil hoje em dia é a 7° maior economia do mundo, mas continua sendo classificado como um país subdesenvolvido, isso porque ele não consegue solucionar os problemas básicos de um país como: Acesso à saúde, alfabetização e até direitos iguais para todos.
Este processo todo vem de muitos anos atrás, quando o Brasil ainda era uma colônia de exploração, ou seja, possuímos todas estas precariedades porque o país que naquela época estava nos colonizando, não deixava o Brasil se desenvolver. A metrópole retirava todas as riquezas do Brasil e, ao mesmo tempo o impedia de se desenvolver industrialmente.
Com o fim da colonização, deixaram o Brasil em situação muito precária: Terras para serem cultivadas, nas mãos de poucos; problemas no setor de transporte, entre outras coisas.
Depois de muito tempo, quando o Brasil já havia deixado de ser uma colônia de exploração é que iniciamos nossa industrialização (décadas de 1950 e 1960). Enquanto o Brasil estava iniciando sua industrialização, o mundo (alguns países desenvolvidos) já estavam realizando a sua 3ª Revolução Industrial.
Isso tudo contribuiu para o Brasil, nos tempos de hoje, estar no estado em que se encontra (acesso precário a saúde, direitos iguais a todos,etc.), além de muitos políticos corruptos que impedem que o nosso país cresça.
Então gente o que eu tinha para dizer era isso, este texto foi uma ideia que me veio na mente pelo fato de na aula de Geografia nós estarmos estudando os países subdesenvolvidos, o que me incentivou a escrever sobre isso. Era isso, até mais.
Comentários