Pular para o conteúdo principal

Brasil, um país grande com problemas básicos


por Felipe Till

    Bom pessoal, neste texto irei falar como um país que tem uma das maiores economias do mundo, pode ser tão precário em aspectos básicos.
         O Brasil hoje em dia é a 7° maior economia do mundo, mas continua sendo classificado como um país subdesenvolvido, isso porque ele não consegue solucionar os problemas básicos de um país como: Acesso à saúde, alfabetização e até direitos iguais para todos.
         Este processo todo vem de muitos anos atrás, quando o Brasil ainda era uma colônia de exploração, ou seja, possuímos todas estas precariedades porque o país que naquela época estava nos colonizando, não deixava o Brasil se desenvolver. A metrópole retirava todas as riquezas do Brasil e, ao mesmo tempo o impedia de se desenvolver industrialmente.
         Com o fim da colonização, deixaram o Brasil em situação muito precária: Terras para serem cultivadas, nas mãos de poucos;  problemas no setor de transporte, entre outras coisas.
         Depois de muito tempo, quando o Brasil já havia deixado de ser uma colônia de exploração é que iniciamos nossa industrialização (décadas de 1950 e 1960). Enquanto o Brasil estava iniciando sua industrialização, o mundo (alguns países desenvolvidos)  já estavam realizando a sua 3ª Revolução Industrial.
         Isso tudo contribuiu para o Brasil, nos tempos de hoje, estar no estado em que se encontra (acesso precário a saúde, direitos iguais a todos,etc.), além de muitos políticos corruptos que impedem que o nosso país cresça.
         Então gente o que eu tinha para dizer era isso, este texto foi uma ideia que me veio na mente pelo fato de na aula de Geografia nós estarmos estudando os países subdesenvolvidos, o que me incentivou a escrever sobre isso. Era isso, até mais.

Comentários