Pular para o conteúdo principal

Síndrome de Capgras


Por Daniele Dias.

A escolha desse tema veio a partir da curiosidade em assuntos não muito conhecidos, mas que são importantes. Procurando “assuntos desconhecidos” na internet encontrei sobre essa doença que eu não fazia ideia da existência. Ela me chamou bastante atenção, mas agora, chega de “papo” e leia o restante desse texto para ter mais conhecimento sobre este assunto.

A síndrome de Capgras, também é conhecida como erro de identificação ilusória. As pessoas que apresentam ter a síndrome acham que seus familiares, animais ou qualquer outra pessoa, foram substituídos por impostores, ou seja, pessoa que estão se passando por seu conhecido para algum mal.

Síndrome de Capgras costumava era considerada muito rara, mas agora que os médicos estão lidando mais com o caso, e percebendo que ela não é tão incomum assim.  Capgras foi descrita pela primeira vez por dois médicos franceses, Joseph Capgras, - de quem a síndrome recebeu o nome - e Jean Reboul-Lachaux.

Pesquisando mais sobre o assunto encontrei no site “wikipédia”  o exemplo de uma senhora que descobriu portar a doença de Capgras: “A senhora D., dona de casa, casada, 74 anos, recém-saída de sua primeira entrada psiquiátrica em um hospital local, apresentou-se a nós para uma segunda opinião. Na época de sua admissão, ela recebeu o diagnóstico de uma psicose incomum devido à sua crença de que seu marido fora substituído por um outro homem. Ela se recusou a dormir com o impostor, trancou seu quarto e porta à noite, pediu uma arma ao seu filho e lutou contra a polícia que tentou hospitalizá-la. Por vezes ela acreditava que seu marido era seu pai, há muito falecido. Ela reconhecia outros membros da família e confundia apenas seu marido".

Não existe uma cura para a síndrome, mas existem tratamentos através de sessões com psicólogo/psiquiatra e/ou ter consultas com especialistas.

REFERENCIA:


Comentários