Pular para o conteúdo principal

Cuidado com a AIDS


Por Gabriela Fortes.

Nas aulas de Língua Portuguesa a professora nos deu a opção da leitura de alguns livros. Eu, Gabriela, escolhi um livro que se chama “Depois daquela Viagem”. Esse livro conta a história de uma jovem que contraiu o vírus da AIDS/HIV, e desde cedo teve que lidar com esse tipo de doença. Aproveitando esse assunto resolvi escrever um texto sobre o vírus da AIDS.

Bom, AIDS é uma doença, uma infecção grave causada pelo vírus chamado Inumodeficiência Humana. Muitas pessoas ficam meses ou até anos sem saber que contraiu esse vírus, assim transmitindo-o para outras. O vírus não é transmitido apenas na relação sexual, e sim também pela contaminação do sangue disposto em agulhas e seringas contaminadas, por exemplo. No entanto, a forma mais comum é na relação sexual. 

O HIV pode ser transmitido basicamente de três formas como:

- O contato com a secreção vaginal e o esperma que estão contaminados, pela penetração em um ato sexual sem camisinha.
- O contato com o sangue contaminado seja com transfusões, através de seringas e agulhas e entre usuários de drogas injetáveis.
- Da mãe para o bebê, através da gestação, parto ou aleitamento.

O vírus se manifesta através de sintomas que mostram que o sistema imunológico da pessoa não está trabalhando direito, pois o HIV destrói os mecanismos de defesa do corpo humano.

É claro que como todas as doenças o HIV pode ser evitado. No caso de relações sexuais basta sempre estar com uma camisinha em mãos. Mas lembre-se: use a camisinha corretamente, pois em caso de mau uso o pior pode acontecer, se não sabe usar procure ajuda em casa com os pais, internet, amigos etc. 

Então é isso, espero que meu texto possa lhes ajudar em alguma coisa. Até a próxima! Aqui fica a dica de um site para que possam tirar mais dúvidas: http://www.suapesquisa.com/aids/

Referência:
http://www.suapesquisa.com/aids/ acesso em 06.mai. 2011.

Comentários

José Carlos disse…
Gabriela adorei seu texto..traga este talento para nossas aulas...Bj.
prof. José Carlos
Luan Alves da Silva disse…
Gabriela esse texto é muito bom, pois tem muitas pessoas que sofrem preconceitos com a AIDS.

Luan