Pular para o conteúdo principal

Além do jardim...


Por Julia Juchem
“[...]
Muito além do jardim/
Há um mundo muito grande/
Para mim/ Muito além da TV/
Há um mundo de verdade/
Para Você/
Tire os pés do chão, ponha os pés na estrada/
Tire os pés do chão, ponha os pés na estrada/
Tire os pés do chão, ponha os pés na estrada
[...]”

Estrutura da barragem de Itá feita de pedra (como o significado do nome do município)
Ao escutar essa música chamada “Muito além” (composta pelo Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes) lembrei-me da idéia do nosso blog e do projeto desenvolvido em nossas turmas de oitava série. O Projeto Pés na Estrada do Conhecimento já existe a mais de 10 anos no Colégio de Aplicação e oferece aos estudantes a oportunidade de exercitar a pesquisa, de aprender de um modo mais interativo e autônomo. Tudo isso, muda a nossa relação com o conhecimento e também nos torna pessoas mais responsáveis e comprometidas com o ambiente em que vivemos.

Em minha opinião, foi muito interessante ter feito a viagem de estudos à Itá com a proposta de nos levar a campo para entender as dimensões da luta pela posse de terra no Brasil. No caso de Itá, que fica no oeste de Santa Catarina, procuramos estudar a respeito das populações atingidas por barragens e seus impactos sociais, políticos e ambientais. Também foi interessante ter estado com a turma em período integral com nosso horário cheio de coisas diferentes para fazer e conhecer.

Numa cidade com uma população de 6000 habitantes, a chegada de dois ônibus lotados de adolescentes foi um acontecimento chamativo para os moradores que nos olhavam com curiosidade.

Nesse curto período de tempo (entre os dias 18 e 20 de maio) conseguimos aproveitar super bem o que nos foi oferecido. Não somente “sugamos” conhecimentos sobre o nosso projeto de pesquisa, como conseguimos aprender e descobrir informações interessantes sobre variados assuntos que fazem parte da vida de nossos entrevistados. 

Itá significa, em tupi-guarani, "pedra". O símbolo da pedra é uma coisa forte, que não se quebra com facilidade. Sendo assim, acho que os moradores antigos fizeram jus ao nome da cidade durante a mudança de vida. Esses provocaram em mim admiração, por sua força de terem conseguido reconstruir suas vidas quando parte de suas histórias foram literalmente alagadas pela barragem.

Aprendemos a ouvir, montando um quebra-cabeça de diferentes peças que nos eram dadas; histórias vividas e contadas.

Conhecendo as peculiaridades e histórias das pessoas que dividiram suas vidas conosco, eu cresci culturalmente confirmando que “além do jardim, há um mundo muito grande”.

 

Crédito das Imagens:
Imagem 1:  Barragem de Itá (Arquivo pessoal – Julia Juchem Ramos).
Imagem 2: Turma reunida em frente as torres da igreja alagada  (Arquivo pessoal – Fernando Leocino).

Fonte:
http://pesnaestradadoconhecimento.blogspot.com/ acesso em 29.mai.2011.


Obs.: Pessoal, fiz um perfil no Orkut para unirmos algumas fotos da viagem. Já coloquei lá as que eu tirei, se vocês tiverem alguma foto, por favor, me passem para tentar fazer com que todo mundo tenha acesso às fotos. O perfil é esse: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=as&uid=2061671578225061751

Comentários

Anônimo disse…
linda a foto, apesar de eu não estar muito feliz com a minha aparencia. Adorei o textoo! Bjss Luiza E.