Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro e filme: “Harry Potter e a Câmara Secreta”

por Vitor,

A saga Harry Potter conta a história de um garoto órfão britânico que, aos dez anos descobre que é um bruxo e que, além disso, é famoso no mundo dos bruxos. Quando era apenas um bebê, o maligno Lorde Voldemort, o mais temido bruxo das trevas, entrou em sua casa e matou o pai e a mãe de Harry, e se virou para o garoto com intuito de matá-lo, porém ao conjurar o feitiço o impacto foi desviado e Lorde Voldemort ficou a beira da morte, e o jovem Harry apenas com uma cicatriz em forma de raio.
A saga “Harry Potter” tem 7 livros e vendeu 450 milhões de exemplares (até julho de 2011) em mais de 67 línguas. Já sua adaptação cinematográfica foi feita em 8 filmes, sendo o último livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte” dividido em dois, por limitações de tempo na produção do filme. A segunda parte do último filme de maior bilheteria, cerca de US$ 1.327.003.359,00 arrecadados com a venda de ingressos e além disso proporcionou inúmeras indicações ao Oscar ao longo da série, mas não ganhou nenhum.
O livro/filme comentado nesta resenha é o segundo da saga: “Harry Potter e a Câmara Secreta”. O enredo se passa entre os anos de 1992-1993 e conta a história do segundo ano de Harry no colégio.
O protagonista neste segundo livro/filme teve muitas dificuldades, na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts onde rumores de que a intitulada Câmara Secreta (uma câmara construída por Salazar Sonserina, um dos criadores de Hogwarts, e que queria que a escolha dos alunos fosse mais seleta) foi aberta e a besta que a habita foi solta. Esta besta tem como objetivo matar todos os “nascidos trouxas” (filhos de não bruxos que viram bruxos) da escola.
Quando os alunos de Hogwarts começam a serem petrificados, Harry e seus amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, se sentem obrigados a descobrir quem, ou o que está por traz desses ataques.
Em minha opinião é um dos melhores livros da série, talvez somente não supere a última edição da saga. As incríveis reviravoltas no caso, as tramas para conseguir pistas e o fascinante mundo da magia, entre outros elementos, fazem tanto o livro, quanto o filme boas produções. Porém em alguns aspectos o livro é mais completo, como na maioria das vezes.
Alguns personagens não aparecem nos filmes como Pirraça, um irritante fantasma que vaga o colégio pregando peças e incomodado alunos e o professor Binns, o único professor fantasma, que da aula de História da Magia. Além disso, alguns assuntos tiveram devida importância no filme, como os intermináveis estudos, e o nervosismo dos alunos para as provas de final de ano.
Por obvias limitações de filmagem, os filmes normalmente não conseguem transcrever todo o conteúdo dos livros.
Contudo, concluo que o filme seguiu muito bem o roteiro abordado e que traduziu bem a ideia que tive ao ler o livro. Ambos são bons trabalhos que eu recomendo para pessoas de todas as idades.

Comentários