Pular para o conteúdo principal

O que são Tigres Asiáticos?


Por Maria Eduarda Barcelos,

Provavelmente você deve estar pensando que os Tigres Asiáticos são os tigres da Ásia. Até que eles são, mas se trata de alguns países do Sudeste da Ásia que antes  eram baseados na economia por meio de atividades primárias, e tiveram um rápido crescimento industrial.  Os desenvolvimentos econômicos nesses países não são somente provocados  pelo crescimento industrial, mais também pelo setor comercial.

               Na  década  de 1970 passaram por  um rápido processo de industrialização. Desde então apresentam altas taxas anuais de crescimento econômico em nível mundial. Alguns até apresentam taxas superiores às da França e do Brasil, que são países industrializados há muito mais tempo. Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Região administrativa do Hong Kong, são os mais antigos Tigres Asiáticos.

                O rápido crescimento industrial e econômico deu-se a partir de investimentos financeiros realizados pelos Estados Unidos e Japão, que tinham como objetivo criar economias capitalistas bem estruturadas nesta parte da Ásia.

Além dos investimentos financeiros outros fatores contribuíram para atrair multinacionais para os Tigres Asiáticos, como a mão de obra abundante, barata e com nível razoável de escolaridade.

Esses foram alguns dos principais fatores que garantiram aos Tigres Asiáticos forte competividade no mercado mundial. Oferecendo os produtos com preço bem menores do que os oferecidos por outros países industrializados como no Brasil. Atualmente nosso país vem sendo invadido por produtos fabricados nos países asiáticos, como brinquedos, aparelhos, eletrônicos e computadores, o que prejudica diretamente a produção industrial nacional.



Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, entendido um pouco sobre os Tigres, e que continuem a visitar nossa blog.

Comentários

Anônimo disse…
Muito boa a escolha do tema, gostei bastante, pois também estou estudando sobre os Tigres. Aline Iaczinski