Pular para o conteúdo principal

Imigrantes mexicanos ilegais nos EUA

por Felipe Miguel e Gustavo Pinheiro


Todos os anos, milhares de mexicanos tentam ingressar nos Estados Unidos, por vias legais ou ilegais, para tentar melhorar sua qualidade de vida.
O número de imigrantes que tentavam atravessar a fronteira ilegalmente vinha diminuindo devido ao aumento de investimentos na monitoração da fronteira.
A crise nos EUA em conjunto com a crescente violência no México criaram um novo aumento na entrada de imigrantes mexicanos ilegais nos EUA. O corte de verbas de segurança da fronteira, recorrente a crise, e a repulsão, conseqüente da violência, foram os principais aspectos que ajudaram a criar esse novo aumento.
Devido a isso, alguns estados desta potência tentam criar leis que criminalizam imigrantes sem documentos, para tentar combater o aumento, apesar de necessitar de sua mão-de-obra.
A especialista em imigração Audrey Singer diz que os imigrantes podem ajudar a recuperação econômica dos EUA. Segundo ela, os imigrantes respondem ao mercado, procurando empregos, mesmo que subalternos, colaborando com a recuperação econômica americana.
Para exemplificar a referida violência no México, usaremos o município Ciudad Juárez, localizado na fronteira com os Estados Unidos.
A cidade vem sofrendo muito com a “guerra das drogas”, em quatro anos e meio um conflito matou mais de 40 mil pessoas em todo o país, e o número de menores mortos vem crescendo. Só no estado de Chihuahua, onde está Juarez, o número de homicídios com vitimas de 16 a 20 anos quase triplicou nos últimos dois anos, passando de 136 para 386 vitimas.
Segundo Martín Perez, diretor da Redim, o crime organizado começou a matar crianças para “mandar recados”, sendo que no começo de 2010, muitas mortes infantis ocorriam devido a balas perdidas.
A violência em seu país em conjunto com a pobreza do mesmo, os faz refletir onde devem morar, onde devem ir para ter uma vida melhor. O fato dos EUA ser uma potência econômica mundial, ou seja, uma área de atração faz com que os mexicanos venham a ingressem no país em busca de riqueza e utilizar esta para obter uma melhor qualidade de vida.
Referências:

                        

Comentários