Pular para o conteúdo principal

O que fizemos com as nossas diferenças?

Por Maria Eduarda Barcelos,

O livro “Diário de um banana” com a autoria e ilustração de Jeff Kinney, que foi lançado em 2007, conta sobre um menino chamado Greg Heffley, que só escreve um diário para quando for famoso não precisar ficar repetindo sua história, ele que vive em uma família, vamos dizer não muito agradável, em que os pais sempre tentam fazer o que é justo, mas muitas vezes não conseguem, tem um irmão mais velho, Rodrick, em que está sempre irritando ele (não perde uma oportunidade), e outro irmão mais novo em que ele tenta descontar tudo que Rodrick faz com ele, mais isso na maioria das vezes não acaba muito bem pro seu lado.

Ele acaba de entrar para o 6° ano, o temido ensino fundamental, e não se da nada bem ali. Ele faz uma lista dos mais populares da escola, e infelizmente não está muito bem posicionado, mais seu grande objetivo do ano é subir de “nível”, mas com seu melhor amigo Rowley Jefferson não vai ser nada fácil cumprir com essa meta, pois ele é uns dos piores colocados nessa tal lista, e pelo fato de ele ser muito criança para estar no ensino fundamental.

Um dia do nada na escola de Greg, ninguém sabe quando e nem o porquê, apareceu um queijo no meio da quadra, e ninguém tirou (consequentemente com o tempo esse queijo foi apodrecendo) e depois de anos  esse queijo foi tocado e então formou-se a lenda do toque do queijo, a pessoa que tocasse no queijo tinha que passar para outra pessoa (se tocasse em alguém que tinha o toque do queijo, já o pegava) se não era totalmente excluído pela escola inteira. Um dia quando Greg e Rowley faziam a educação física uns adolescentes bem maiores que eles, fizeram Rowley comer um pedaço do queijo amaldiçoado, então quando parte da escola soube do que estava acontecendo foram todos para a quadra e já começaram a julgar Rowley, pelo toque do queijo, mais Greg vendo que ser popular, com o preço de perder o amigo não seria interessante, e constatando que seu amigo ia ficar muito mal, falou que ele que tinha comido o queijo, assumindo assim a “maldição”.

O filme “Diário de um banana” não tem muita diferença, mas o filme mostra muito mais a sua vida escolar, suas dificuldades e as amizades que ele formou ali, um exemplo é de uma menina que estava no 7° ano e achava tudo aquilo ali uma palhaçada e era totalmente excluída pelo resto de sua turma ela só conseguiu sobreviver ali passando o ano todo em baixo de uma arquibancada lendo livro.

Em minha opinião a atitude de Greg foi muito bacana em querer proteger seu amigo não ligando para o que todos iam dizer, pois pelo que parece na escola em que eles estudavam, a prática de Bullyng era normal no dia a dia daqueles estudantes, pois eles não se importavam se o colega ia ficar mal ou não, apenas faziam. Será que isso não acontece ainda em nossas escolas? Será que as atitudes não são bem parecidas? Devemos pensar melhor em nossas atitudes quando estas envolvem outras pessoas e a nós mesmos, pois para mantermos um ambiente saudável devemos acima de tudo respeitar as diferenças.




Comentários