Pular para o conteúdo principal

Eu sou o número Quatro – Filme e livro

 Por Larissa, 

Eu sou o Número Quatro, um livro de Pittacus Lore, lançado este ano, já virou filme. Dirigido por D. J. Caruso, dizem que é uma versao de crepúsculo para meninos, o que não concordo.
Os últimos sobreviventes do planeta Lorien,  nove crianças e nove guardiões,fugiram enquanto estavam sendo atacados pelos Megadorianos. Sua fuga foi para o próximo planeta habitável, a Terra. Mas antes de partirem foram numerados em sequência de 1 a 9 por um ancião ao praticar um feitiço de proteção. Assim, eles só podem ser mortos em sequência, mas para isso eles têm que ficar separados.

Na Terra o Número Quatro (Alex Pettyfer) vive como nômade para poder escapar dos Megadorianos, por esse motivo não tem muitos amigos. Mas isso muda quando ele vai morar em Paradise, lá o protagonista se apaixona por Sarah (Dianna Agron), uma menina bonita, simpática e com talentos para fotografia e faz amizade com Sam (Callan McAuliffe), um adolescente um pouco antissocial fascinado por alienígenas. Mas tem um problema os três primeiros lorienos já morreram e o Número Quatro é o próximo.
Se você já leu o livro e está pensando em assistir o filme, sinto muito, você vai se decepcionar não que o filme seja ruim, se você olhar na internet verá muitos comentários positivos, mas se compararmos ao enredo do livro percebemos que falta contexto. Eu imagino que não é fácil colocar em um filme de 109 minutos, um livro de 350 páginas, mas o diretor investe muito mais no romance água com açúcar do que na história do povo, nos treinamentos dos legados (poderes).

 Um item muito importante do livro, que não é contemplado, é a mensagem ecológica.  Os Megadorianos atacam Lorien e pensam em atacar a Terra, pois não souberam preservar seu planeta que agora está destruído e eles mataram tantos lorienos, porque precisam de um novo lugar para morar.

Apesar disso, o filme é bom, tem efeitos especiais bem feitos, menos o da lagartixa no início do filme. Um destaque para Teresa Palmer, que interpretou uma menina misteriosa (não posso estragar a surpresa revelando sua identidade) e  conseguiu entrar no clima rebelde, mandão e metido da personagem. Por ter perdido a sua guardiã, no filme há quatro meses e no livro ha três anos, aprendeu a se virar sozinha e será uma grande ajuda para o Número Quatro e Sam que estão a procura dos outros...

Comentários