Pular para o conteúdo principal

O TURISMO NA AMÉRICA LATINA


por Cibele,


         Nós moramos no Brasil, um país localizado na América Latina, todos sabem as grandes maravilhas que esse continente apresenta, mas poucos são os que têm noção que somos importantes para o mundo, pois aqui é um grande lugar que atrai o turismo, muitas coisas impressionam o povo lá de fora, trazendo grande investimento econômico para esse continente. 
A América Latina recebe mais de 50 milhões de visitantes estrangeiros por ano. E o número cresce conforme aumenta o interesse do velho mundo pelo novo mundo. Mas o que atrai principalmente turistas europeus e de toda parte do planeta?
            Por conta de nesse território existir a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, o Amazonas, o maior rio do mundo, a cordilheira dos Andes, a segunda maior cadeia de montanhas, praias paradisíacas no litoral do nordeste brasileiro, as praias do caribe no pacífico, o deserto do Atacama, paisagens glaciais na Patagônia e na Terra do Fogo, a mais alta cachoeira do mundo em Santo Angel, com 979m de queda na Venezuela e as cataratas do Iguaçu que são as quedas de maior volume de água. Mas, além das paisagens naturais, há aquelas construídas pelo homem que atraíam muitos turistas de fora como as ruínas das civilizações antigas em Machu Picchu, Moais da Ilha de Páscoa e na península de Yucatán, metrópoles de influência mundial como São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro, as pinturas rupestres mais antigas do continente americano na Serra da Capivara, o Cristo Redentor no Rio, que é um dos monumentos mais conhecidos do planeta, e algumas das maiores festas populares do mundo, como o carnaval em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro e o Círio de Nazaré em Belém.
            Agora sabemos, sim, que, na América Latina, existe um grande centro de turismo econômico e natural em ação, por conta de suas paisagens diversificadas e grandes diferenças de temperatura e relevo, mas uma pesquisa divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismos (WTTC) mostrou que ainda não temos do que nos orgulhar nesses termos. Apesar de todos os destinos paradisíacos da região, a América Latina ganha apenas do sul da Ásia em termos de importância econômica na parte do turismo. A pesquisa afirma que a economia de viagem e turismo está “apenas começando” na América e que deve crescer nos próximos anos. A pesquisa afirma que o que falta para a América Latina é, sobretudo, planejamento estratégico, associando o público e o privado para promover o turismo aumentando assim o lucro econômico.
            É, pensando bem, precisamos melhorar e muito para atrair novos turistas, esses que trazem dinheiro e aumentam nossa econômica, devemos investir e forçar o governo a melhorar as cidades trazendo cada vez mais pessoas de fora para cá.
 

Comentários