Pular para o conteúdo principal

Proclamação da República

por João,

    No próximo dia 15 de novembro será feriado nacional, mas pouca gente sabe do que se trata esse feriado. 


    Nesse dia é comemorado a Proclamação da República do Brasil. Proclamação? República? O que são esses nomes que muita gente não sabe ao certo?  


    Bom, vamos começar do começo, República é um sistema de governo, no qual o chefe de Estado é nomeado através de uma eleição. O Brasil, atualmente, vive uma república, mas nem sempre foi assim. 


    Antes de ser uma república o Brasil foi uma monarquia, onde o  chefe de estado era nomeado através da hereditariedade. As eleições ocorriam para o cargo de deputado, o voto era censitário. Pouco antes de sua queda, esta monarquia estava perdendo forças por uma série de fatores, como por exemplo: desavenças com a igreja católica, perda de apoio político dos grandes fazendeiros por causa da abolição da escravatura, bem como do exército desprestigiado pelo governo.


    Até que em 15 de novembro de 1889 houve um golpe militar que acabou com a monarquia no Brasil, e então, foi proclamada, na Praça de Aclamação (Atual Praça da República), no Rio de Janeiro, a República dos Estados Unidos do Brasil, e assumiu o poder de presidente da República, Marechal 
Deodoro da Fonseca. E no mesmo dia, foi constituído o governo provisório, sendo todos eles membros da maçonaria.

Comentários

Anônimo disse…
No dia 15 de novembro comemoramos o dia em que a elite econômica e escravocrata brasileira, representada pelos barões do café, orquestrou um golpe militar para derrubar o poder constituído devido a representarem porque estavam desgostosos com a abolição da escravidão de 1888. Nesse dia vimos o páis sofrer o primeiro de muitos golpes militares e sofrer a primeira de muitas ditaduras que tivemos nessa república das bananas.

No mais, as monarquias parlamentares do mundo hoje desenvolvem seu povo mais que as repúblicas, por isso possuem mais alto IDH, e apesar de terem uma família real ou imperial, elas economizam mais com gastos políticos. Porque na república a presidência se vende aos partidos e os políticos se dão muito mais regalias, porque não existe um poder vigilante e imparcial, que também é submisso a constituição e só interfere no governo que é autônomo quando ele rouba o povo.

Atenciosamente
Paulo Tavares
Saudações monarquistas