Pular para o conteúdo principal

Diamante de Sangue


por Raí,
            
            O filme "Diamante de Sangue" retrata Serra Leoa no auge da sua guerra civil (que ocorreu de 1990 e teve seu final apenas quando os dois lados assinaram um tratado de paz em 2001), onde um grupo de guerrilheiros da frente revolucionaria unida (FRU) queria dar um golpe de estado, pois seus líderes estavam insatisfeitos com o abuso de corrupção do governo. Os armamentos, tanto do governo como da FRU eram conseguidos através de traficantes de armas que eram pagos com os diamantes ilegais extraídos com mão de obra escrava. Para trabalhar na exploração de diamantes a FRU escraviza povoados pequenos obrigando-os a trabalhar em minas de diamantes onde eram mantidos em cativeiro e com extremo cuidado para que ninguém roubasse diamantes.  

Além de escravizar a população, a FRU também retirava as crianças de suas famílias e recrutavam-nas como soldados mirins para trabalharem na frente revolucionária unida, transformando-os em soldados sem pena de matar e muito menos de roubar. Para entendemos como tudo isso começou precisamos voltar até o século XIX quando a África era colônia de outros países (europeus), esses países quando separavam os territórios do continente deixaram muitas tribos e etnias diferentes juntas no mesmo país, eles faziam isso para dificultar e prevenir rebeliões por parte dos nativos. Pois se eles nem falavam a mesma língua como poderiam organizar um rebelião? Mas isso causou muito mais do que a prevenção de uma rebelião, isso causou muitos conflitos étnicos entre as tribos fazendo com que eles brigassem entre si em quanto o verdadeiro inimigo eram os europeus, só que mesmo quando os colonizadores “saíram” do continente africano esses conflitos continuaram, e até hoje continuam, mostrando como essa estratégia teve efeitos catastróficos. 

Estima-se que mais de 50 mil civis tenham morrido nessa guerra civil que durou mais de 10 anos. Isso é só mais uma prova de que grande parte dos problemas que ocorrem na África hoje são resultados do colonialismo e do neo-colonialismo produzido por parte dos europeus do século XVI até o século XIX. Isso sem contar outros problemas como AIDS, fome, economia, saúde, educação e etc. que são todos resultados das políticas do colonialismo que sugaram as riquezas do povo africano e depois abandonaram o continente deixando-o uma verdadeira “zona”, sem regras e sem rumo.

Créditos: http://www.interfilmes.com/filme_16829_diamante.de.sangue.html

Comentários