Pular para o conteúdo principal

O subdesenvolvimento no mundo

por Cibele,




     O subdesenvolvimento afeta muitos países do mundo, isso nada mais é que os países pobres que existem em nosso planeta, mas não só os pobres, mas também os menos industrializados, isso vem por conta da forma como fora colonizado certo país.

            Mas além dos aspectos históricos, relacionados ao processo de colonização por exploração, existem aspectos internos que reforçam o subdesenvolvimento, que são a pobreza nos países ou cidades menos desenvolvidas economicamente, sua falta de infraestrutura e de interesse das autoridades por tal local o deixa desamparado, com muita criminalidade nas ruas, corrupção e marginalidade.

            O subdesenvolvimento está dentro do contexto de países periféricos, eles estão na margem do sistema capitalista, fornecem mão de obra barata. Nos “negócios” entre países, o país subdesenvolvido leva pouca vantagem e não tem nenhum poder de decisão para com os outros.

             O processo de colonização por exploração, como já dito acima favoreceu para o subdesenvolvimento, pois os países da Europa, entre os séculos XV e XVIII, exportavam muita matéria-prima do país explorado para outros lugares, isso deixava os países explorados ricos por fornecerem matéria prima para outros, mas não podendo se desenvolver, pois dependiam dessas outras metrópoles para se manterem, e essas tais metrópoles não tinham nenhum interesse de colonizá-los definitivamente.

            Não apenas os fatores externos de um país, como seu colonialismo, mas também os fatores internos, a pobreza, corrupção e dívidas externas (dívidas com outros países) os tornam subdesenvolvidos. O Brasil é um caso desses, que existe muita marginalidade e desinteresse de autoridades para com o país, além de sofrer muito estorno do governo nos impostos cobrados da população, não tendo nenhum interesse em ajudar o Brasil a crescer, somente em roubar e favorecer seus bens.

            Essas coisas ajudam a desfavorecer um país em seu meio econômico, além dos aspectos históricos, com isso os países não vão para a frente, temos que cada cidadão fazer a diferença e respeitar seus ideais, e ajudar o Brasil a fazer diferente, a ser um países mais desenvolvido.

Comentários