Por Alexandre Bento
O uso de drogas é um fenômeno que esta na história da humanidade há muito tempo. Nos dias de hoje é um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências sociais para o futuro dos jovens e de toda a sociedade.
À medida que os tempos estão passando, os adolescentes ficam mais sujeitos ao contato com as drogas. A adolescência é uma etapa da vida que os jovens são “rebeldes” (não aceitam orientações), pois estão testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento em que "naturalmente" afasta-se da família e se aproxima mais ao seu grupo.
Existem muitos motivos que encaminham os jovens para o mundo das drogas como: problemas com os pais, para serem aceitos em algum grupo, curiosidade pelo que é novo e diferente, amizades, entre outros… Esses motivos são suficientes para que os adolescentes caiam em um vício, que depois pode ser difícil sair ou abandonar completamente.
Na primeira fase, a frase mais usada é "quando quiser largo isto, não sou dependente", mas o pior é que a cada dia que passa a situação vai piorando e as doses aumentando, mas a maneira de pensar continua até que eles cheguem ao ponto de total dependência.
São poucos os pais que percebem o rumo que seus filhos vão tomando, talvez por trabalharem tanto para conseguir dar aos filhos o conforto que não tiveram, e assim acabam cometendo o grande erro da desatenção. Muitos pensam que para os adolescentes serem “normais” eles devem ter tudo que quiserem de forma material.
Ao descobrirem que o filho adolescente está usando drogas, alguns pais começam a se sentirem culpados, ficam se questionando onde erraram na educação do filho. Eles ficam querendo saber por que essa situação esta acontecendo com seu filho se não lhe falta nada em casa.
Os pais e as escolas têm o dever de prepararem os adolescentes para a vida em sociedade. Mas será que o uso de drogas se reflete na educação que os adolescentes receberam? Vários fatores levam uma pessoa ao vício – a personalidade, os amigos e até facilidade de conseguir drogas. A família tem uma grande influencia mais até um certo ponto.
E você leitor o que acha de tudo isso?
Fontes:
http://juventudeedrogas.sites.uol.com.br/ acesso em 23.out.2011.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1519-94791996000100013&script=sci_arttext&tlng=pt acesso em 23.out.2011.
http://rascunhoesrp.no.sapo.pt/sociedade-cultura/sociedade-marco/a_droga_na_adolescencia1.htm acesso em 23.out.2011.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600009 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1519-94791996000100013&script=sci_arttext&tlng=pt acesso em 23.out.2011.
www. aadolescencia1.blogspot.com acesso em 23.out.2011.
rascunhoesrp.no.sapo.pt/sociedade.../a_droga_na_adolescencia1.htm acesso em 23.out.2011.
http://juventudeedrogas.sites.uol.com.br/ acesso em 23.out.2011.
Crédito da imagem:
http://www.corposaun.com/terapia-na-adolescencia-pode-evitar-os-perigos-da-dependencia-quimica/14928/
Comentários
bjs da lau Maria
Beijos Maria Eduarda Vieira
Vai que esse seu texto acaba abrindo os olhos de alguns desses jovens?
Eryck Schmitz
Miqueluzzi
Igor Régis
Beijos, Gabriela.
Olha, acho que a sua escolha de tema foi ótima, pois (concordando com todos que já comentaram)acho que é algo que está entre nós, nos dias de hoje, entre os adolescentes. Muitos jovens recorrem às drogas não só por problemas familiares, mas por falta de dinheiro (que envolve o tráfico), ou por influência dos amigos, ou até mesmo por curiosidade.
Nunca tive problema com isso, mas acho que deve ser difícil lidar com esse tipo de coisa. É o nosso dever ajudar quem sofre com isso.
Ótimo texto! Bjo